Karim Aïnouz estreia dois filmes no Cinema do Dragão do Mar com debate aberto ao público

Exibição acontecerá neste domingo (17), em diferentes horários, na esteira da celebração dos 10 anos do Cinema do Dragão

Escrito por Redação ,
Legenda: Os dois trabalhos foram realizados durante a primeira viagem de Karim à Argélia, país onde o pai dele nasceu
Foto: Bob Wolfenson/Divulgação

Um dos mais importantes diretores da atualidade, o cearense Karim Aïnouz estreará dois filmes, de forma simultânea, no Cinema do Dragão do Mar. As exibições, em clima de pré-estreia, acontecerão neste domingo (17), às 17 e às 19h, nas salas 1 e 2.

Veja também

Os trabalhos são "Nardjes A." e "Marinheiro das Montanhas". Após a segunda exibição, haverá um debate com o diretor na sala 2. A boa surpresa é que é possível assistir aos dois títulos pagando um único ingresso, bastando apresentar no guichê físico o comprovante de compra da primeira sessão para receber a cortesia da sessão seguinte. 

"Nardjes A.", com estreia mundial no Festival de Berlim, é ambientado na primavera de 2019 durante a primeira viagem de Karim à Argélia. Nessa travessia, ele registra os protestos contra o quinto mandato do presidente Bouteflika. 

Legenda: "Nardjes A." acompanha um único dia na vida de uma garota, quando se prepara para uma grande manifestação
Foto: Divulgação

O realizador escolhe como protagonista Nardjès A., jovem ativista de uma família com histórico de protestos políticos. A câmera acompanha um único dia na vida da garota, quando se prepara para uma grande manifestação.

Sobre as próprias raízes

Por sua vez, "Marinheiro das Montanhas" é um diário de viagem filmado também na primeira ida de Karim à Argélia, país em que o pai do cineasta nasceu. 

Entre registros da viagem, filmagens caseiras, fotografias de família, arquivos históricos e trechos de super-8, o longa opera uma costura fina entre a história de amor dos pais do diretor, a Guerra de Independência Argelina, memórias de infância e os contrastes entre Cabília (região montanhosa no norte da Argelia) e Fortaleza, cidade natal de Karim e de sua mãe, Iracema. 

Passado, presente e futuro, assim, se entrelaçam em uma singular travessia. Após aplaudida estreia no Festival de Cannes, o documentário encerrou o 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, com exibição hors concours.


Serviço
Exibições dos filmes de Karim Aïnouz
Neste domingo (17), às 17h e às 19h, no Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Ingressos: é possível assistir aos dois títulos pagando um único ingresso (R$ 8,00 a meia e R$ 16,00 à venda no site da Ingresso.Com e na bilheteria do Cinema), bastando apresentar no guichê físico o comprovante de compra da primeira sessão para receber a cortesia da sessão seguinte

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados