Dia Nacional da Tapioca: família vende prato típico há mais de 30 anos

Tradição passada de avó para neta garante boas lembranças. Confira a história da “Tapioqueira da Xuxa”, estabelecimento que mudou de nome após a visita da "rainha dos baixinhos"

Escrito por Redação ,
Legenda: Rosa Ferreira e sua filha Clarissa Ferreira: a venda da tapioca ultrapassa gerações
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

O branco da goma misturado ao colorido dos recheios constitui uma receita com gosto do Nordeste. O Dia Nacional da Tapioca, comemorado nesta segunda-feira (15), lembra que o prato típico pode conquistar paladares, mas a iguaria também é sustento para famílias, a exemplo da vendedora Rosa Ferreira, de 45 anos. Há mais de três décadas a tradição gastronômica é vivenciada entre seus parentes. 

Quando criança, Rosa alegrava-se em atravessar um pequeno riacho para chegar a tapiocaria dos pais, em Fortaleza, na década de 1980. Sua mãe Maria Núbia inspirou-se na sogra, Maria Gadelha, para montar uma barraquinha e vender a receita tradicional junto ao seu marido José Gadelha.  

Minha avó tinha uma tapiocaria em frente a casa dela. Meus pais conseguiram comprar um terreno e também fizeram uma. Fui criada lá.

Segundo ela, tios e primos também acompanharam a iniciativa e todos concentravam-se na rua Barão de Aquiraz, em Messejana. 

'Tá na hora de experimentar'

Em 1992, uma visitante ilustre chegou  a "Tapiocaria do Zé Gadelha", estabelecimento dos pais de Rosa, desejando comer a opção com massa grossa.

A passagem da apresentadora Xuxa Meneghel, nacionalmente conhecida pelos programas e músicas infantis, rendeu uma nova receita e marcou a história da barraca que mudou de nome para "Tapioqueira da Xuxa". 

Legenda: José Gadelha e Maria Núbia com a apresentadora Xuxa, em 1992
Foto: Foto: Isanelle Nascimento

Entre gerações 

Após alguns anos na rua Barão de Aquiraz, as tapioqueiras mudaram de local em busca de melhoria nas vendas. De acordo com Rosa, "com a construção da Avenida Washington Soares era preciso criar um novo espaço, pois o movimento estava caindo". Em vista disto, o Centro das Tapioqueiras foi inaugurado em 9 de janeiro de 2002 e concentra 26 estabelecimentos, incluindo o da vendedora. 

Atualmente, a "Tapioqueira da Xuxa" é administrada por Rosa e sua irmã Nilda Ferreira. "Minha mãe vendeu tapioca por mais de 30 anos. Agora ela está viajando e descansando", conta. Sua filha Clarissa, de 22 anos, também ajuda e pretender seguir trabalhando com gastronomia. 

Receita - Tapioca da Xuxa

Preço: R$ 17

Ingredientes:

  • 80g de queijo
  • 100g de carne de sol
  • 60g de calabresa
  • 60g de bacon
  • 1 tomate grande picadinho
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

Antes de colocar a massa, aqueça a frigideira. Depois da base pronta em ambos os lados, acrescente o queijo e a goiabada. Feche as partes, retire do fogo e, se preferir, acrescente mais recheio por cima.

Serviço 

Centro das Tapioqueiras

Endereço: Av. Washington Soares, 10125 - Messejana

Telefone: (85) 3474.1326

Horário de funcionamento: Todos os dias, de 5h30 às 22h