"A Cabeça do Santo": livro da escritora cearense Socorro Acioli vai virar filme; conheça a história

A obra literária é ambientada no Ceará

Escrito por Redação ,
Estátua
Legenda: Há 36 anos, a cabeça de uma estátua de Santo Antônio está em uma casa, servindo de muro e até abrigo, no bairro Conjunto Habitacional, no município de Caridade, a 97 quilômetros de Fortaleza; história inspirou livro
Foto: Alex Pimentel

O livro “A Cabeça do Santo”, de autoria da cearense Socorro Acioli, será adaptado para o cinema. Desenvolvido na oficina de Gabriel García Márquez, esse é o primeiro trabalho literário adulto da escritora, que já foi laureada com o Prêmio Jabuti pela obra “Ela tem olhos de céu”, em 2013.

Socorro Acioli em foto de divulgação
Legenda: A escritora e jornalista Socorro Acioli é doutora em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense
Foto: Divulgação

O romance já ganhou traduções para o inglês e para o francês. Já havia a expectativa de que o livro virasse um filme. Nesse sábado (11), Acioli confirmou, nas redes sociais, a produção do longa. Não há, contudo, previsão de lançamento. 

Print no Twitter
Foto: Reprodução Twitter

Conforme reportagem publicada pelo do Diário do Nordeste em junho do ano passado, a cineasta Joana Guttman e a produtora Diane Peixoto estiveram em Caridade, no Interior do Ceará, realizando um estudo para o projeto, em 2019.

Conheça um pouco mais sobre a história contada no livro

Legenda: Capa do livro escrito por Socorro Acioli, inspirado no monumento inacabado de Santo Antônio, em Caridade
Foto: Divulgação

“A Cabeça do Santo” conta a história de Samuel, um jovem que descobre possuir o dom de ouvir as preces das mulheres para santo Antônio. Após perder a mãe, o rapaz faz a pé o caminho de Juazeiro do Norte até a pequena cidade de Candeia.

Veja também

Lá, ele encontra abrigo na cabeça oca e gigantesca de uma estátua inacabada de Santo Antônio, jazida separada do resto do corpo. O caso curioso sobre a escultura é verdadeiro.

Há 36 anos, a cabeça do santo está em uma casa, servindo de muro e até abrigo, no bairro Conjunto Habitacional, no município de Caridade, a 97 quilômetros de Fortaleza. 

Legenda: Proposta é construir um museu reaproveitando partes da cabeça do santo e da casa onde ela está localizada – de propriedade da Prefeitura do município
Foto: Cid Barbosa

Nesse cenário, o personagem consegue ouvir vozes femininas apenas quando está dentro da cabeça. Assustado, ele se dá conta de que aquilo são preces que as mulheres fazem ao santo falando de amor.

Ana Beatriz Caldas, Diego Barbosa e João Gabriel Tréz
Há 2 horas