Foco de gripe aviária em aves domésticas é confirmado em Mato Grosso

Esse é o quarto foco da doença em aves domésticas detectado em solo brasileiro

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 22:49)
Foto de galinhas em granja
Legenda: A área onde o foco foi encontrado não tem granjas comerciais
Foto: Shutterstock

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou um foco de gripe aviária em uma criação de aves domésticas no município de Campinápolis, em Mato Grosso. Segundo informe da pasta emitido neste domingo (8), serão adotadas medidas de erradicação junto a ações de vigilância em um raio de 10 km ao redor do foco.

Serão instaladas barreiras sanitárias com controle rigoroso e desinfecção completa de veículos que passarem pelos pontos estratégicos.

A área onde o foco foi encontrado não tem granjas comerciais. Por isso, não há necessidade de alteração de consumo ou mudança na exportação de produtos brasileiros, e nem período de vazio sanitário. 

Esse é o quarto foco da doença em aves domésticas detectado em solo brasileiro.

Veja também

Propriedade interditada 

O Serviço Veterinário Oficial interditou a propriedade em questão e coletou amostras para análise laboratorial, assim que foi detectado o foco. 

"A ocorrência do foco confirmado de IAAP [vírus da influenza aviária de alta patogenicidade] em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros. O consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros", informou o Mapa. 

Ainda segundo a pasta, "o foco confirmado em aves de subsistência também não altera o período de 28 dias de vazio sanitário após a desinfecção da área em Montenegro (RS), onde foi confirmado um foco de gripe aviária em um matrizeiro de aves comerciais".

Assuntos Relacionados