Tentativa de chacina em Fortaleza pode estar ligada a homicídio ocorrido 4 dias antes no mesmo bar

A primeira suspeita da Polícia é que o ataque criminoso, registrado na noite de quinta-feira, seja uma retaliação ao assassinato ocorrido no domingo

(Atualizado às 10:16)
Imagem mostra bar que foi palco de ataque criminoso. Um policial militar está no local, que já foi isolado
Legenda: Criminosos chegaram ao bar procurando os proprietários do estabelecimento comercial, antes de efetuarem vários disparos
Foto: Reprodução

A tentativa de chacina que deixou dois mortos e dois feridos, em um bar, no bairro Parque São José, em Fortaleza, na noite da última quinta-feira (22), pode estar relacionada com outro homicídio, ocorrido no mesmo estabelecimento comercial, quatro dias antes.

Um homem de 38 anos foi morto a tiros, dentro do bar, nas primeiras horas do último domingo (18). A Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou que "o caso está a cargo do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), unidade especializada que realiza diligências para elucidar o fato".

A reportagem apurou que a primeira suspeita da Polícia é que o ataque criminoso, registrado na noite de quinta, seja uma retaliação ao assassinato do homem de 38 anos. Os crimes estariam ligados à guerra entre as facções criminosas na região.

Na tentativa de chacina, os criminosos procuraram os proprietários do bar. Uma mulher que se identificou como a dona do estabelecimento foi baleada, como também outras três pessoas. Um homem e uma mulher morreram no local. Os outros dois feridos foram levados a uma unidade de saúde. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Sobre a tentativa de chacina, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) respondeu que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas ao local do crime. 

"A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada e colheu indícios que subsidiarão as investigações. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 9ª Delegacia do DHPP, realiza diligências no intuito de identificar a autoria do crime", completou a Pasta, em nota.

Veja também

O relato de um sobrevivente do crime

Conforme o relato de um sobrevivente aos policiais que atenderam a ocorrência, por volta das 22 horas dois homens chegaram ao bar e se comportaram de forma suspeita. A reportagem do Diário do Nordeste apurou que o comportamento dos homens causou apreensão nas pessoas que estavam no bar.

Pouco tempo depois, a dupla saiu e as pessoas ficaram aliviadas. No entanto, a tranquilidade não durou muito.

Nos minutos seguintes, dois homens, que a Polícia não sabe se eram os mesmos que estavam antes do local ou se outras pessoas, chegaram e procuraram a dona do bar. 

Ao encontrar a mulher, os criminosos começaram a atirar nela e nas outras pessoas. Um homem e uma mulher morreram no local. 

Outras duas vítimas, sendo uma do sexo feminino e outra do sexo masculino, foram baleadas. O casal foi levado em estado grave por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Instituto Doutor José Frota (IJF).

Últimos dias marcados por violência

tentativa de chacina fechou um balanço de um dia violento no Estado com, pelo menos, oito pessoas mortas. Os crimes, entre eles um triplo homicídio, ocorreram em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Ceará.

No último domingo (18), outra tentativa de chacina foi registrada em Varjota, cidade distante 263 km de Fortaleza. Na ocorrência, o dono de um bar foi morto e outras quatro pessoas foram baleadas. 

No dia seguinte, na segunda-feira (19), quatro pessoas foram presas por suspeitas de participação no crime. Dois deles tentaram fugir, mas foram recapturados.

Chacina neste mês de maio

Além dos casos citados anteriormente, o episódio mais violento do mês de maio foi a chacina registrada no dia 6, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A matança aconteceu em um campo de futebol society e deixou quatro pessoas mortas e, ao menos, seis feridas.

Quatro adultos e um adolescente foram capturados suspeitos de participação no crime.  

A zona oeste da Capital mostra uma escalada da violência desde o começo do mês de maio, quando duas irmãs influenciadoras digitais foram mortas a tiros, na Barra do Ceará. No dia seguinte, supostamente em retaliação ao assassinato das duas, cinco pessoas foram baleadas, na mesma região.

O namorado de uma das irmãs, o também influenciador digital Antonio Victor de Araújo Ferreira, o 'Moscow', de 18 anos, e mais dois homens foram presos por suspeitas do ato que deixou cinco baleados.

Governo divulgou redução de mortes

No último dia 14 deste mês, o Governo do Estado divulgou o pagamento de R$ 45,4 milhões, para 25.132 servidores das Forças de Segurança que atingiram suas metas no primeiro ciclo do Programa de Metas Integradas da Segurança Pública (Misp).

Na ocasião, segundo o balanço da SSPDS, em janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, o Ceará reduziu em 18,3% os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte —, e em 26,8% os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) — roubos e furtos.

Este conteúdo é útil para você?
Assuntos Relacionados