Tentativa de chacina em Fortaleza pode estar ligada a homicídio ocorrido 4 dias antes no mesmo bar
A primeira suspeita da Polícia é que o ataque criminoso, registrado na noite de quinta-feira, seja uma retaliação ao assassinato ocorrido no domingo
A tentativa de chacina que deixou dois mortos e dois feridos, em um bar, no bairro Parque São José, em Fortaleza, na noite da última quinta-feira (22), pode estar relacionada com outro homicídio, ocorrido no mesmo estabelecimento comercial, quatro dias antes.
Um homem de 38 anos foi morto a tiros, dentro do bar, nas primeiras horas do último domingo (18). A Polícia Civil do Ceará (PCCE) informou que "o caso está a cargo do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), unidade especializada que realiza diligências para elucidar o fato".
A reportagem apurou que a primeira suspeita da Polícia é que o ataque criminoso, registrado na noite de quinta, seja uma retaliação ao assassinato do homem de 38 anos. Os crimes estariam ligados à guerra entre as facções criminosas na região.
Na tentativa de chacina, os criminosos procuraram os proprietários do bar. Uma mulher que se identificou como a dona do estabelecimento foi baleada, como também outras três pessoas. Um homem e uma mulher morreram no local. Os outros dois feridos foram levados a uma unidade de saúde. As identidades das vítimas não foram divulgadas.
Sobre a tentativa de chacina, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) respondeu que equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa e da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foram acionadas ao local do crime.
"A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) também foi acionada e colheu indícios que subsidiarão as investigações. A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 9ª Delegacia do DHPP, realiza diligências no intuito de identificar a autoria do crime", completou a Pasta, em nota.
Veja também
O relato de um sobrevivente do crime
Conforme o relato de um sobrevivente aos policiais que atenderam a ocorrência, por volta das 22 horas dois homens chegaram ao bar e se comportaram de forma suspeita. A reportagem do Diário do Nordeste apurou que o comportamento dos homens causou apreensão nas pessoas que estavam no bar.
Pouco tempo depois, a dupla saiu e as pessoas ficaram aliviadas. No entanto, a tranquilidade não durou muito.
Nos minutos seguintes, dois homens, que a Polícia não sabe se eram os mesmos que estavam antes do local ou se outras pessoas, chegaram e procuraram a dona do bar.
Ao encontrar a mulher, os criminosos começaram a atirar nela e nas outras pessoas. Um homem e uma mulher morreram no local.
Outras duas vítimas, sendo uma do sexo feminino e outra do sexo masculino, foram baleadas. O casal foi levado em estado grave por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Instituto Doutor José Frota (IJF).
Últimos dias marcados por violência
A tentativa de chacina fechou um balanço de um dia violento no Estado com, pelo menos, oito pessoas mortas. Os crimes, entre eles um triplo homicídio, ocorreram em Fortaleza, Região Metropolitana e Interior do Ceará.
No último domingo (18), outra tentativa de chacina foi registrada em Varjota, cidade distante 263 km de Fortaleza. Na ocorrência, o dono de um bar foi morto e outras quatro pessoas foram baleadas.
No dia seguinte, na segunda-feira (19), quatro pessoas foram presas por suspeitas de participação no crime. Dois deles tentaram fugir, mas foram recapturados.
Chacina neste mês de maio
Além dos casos citados anteriormente, o episódio mais violento do mês de maio foi a chacina registrada no dia 6, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A matança aconteceu em um campo de futebol society e deixou quatro pessoas mortas e, ao menos, seis feridas.
Quatro adultos e um adolescente foram capturados suspeitos de participação no crime.
A zona oeste da Capital mostra uma escalada da violência desde o começo do mês de maio, quando duas irmãs influenciadoras digitais foram mortas a tiros, na Barra do Ceará. No dia seguinte, supostamente em retaliação ao assassinato das duas, cinco pessoas foram baleadas, na mesma região.
O namorado de uma das irmãs, o também influenciador digital Antonio Victor de Araújo Ferreira, o 'Moscow', de 18 anos, e mais dois homens foram presos por suspeitas do ato que deixou cinco baleados.
Governo divulgou redução de mortes
No último dia 14 deste mês, o Governo do Estado divulgou o pagamento de R$ 45,4 milhões, para 25.132 servidores das Forças de Segurança que atingiram suas metas no primeiro ciclo do Programa de Metas Integradas da Segurança Pública (Misp).
Na ocasião, segundo o balanço da SSPDS, em janeiro, fevereiro, março e abril deste ano, o Ceará reduziu em 18,3% os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) — homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte —, e em 26,8% os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) — roubos e furtos.