Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

STF forma maioria de votos para instituir criação do juiz das garantias

O juiz de garantias é um magistrado que acompanha e verifica a legalidade das ações da Polícia e do Ministério Público

Escrito por Diário do Nordeste/Estadão Conteúdo ,
Ministros em sessão da STF
Legenda: Ministros votaram matéria sobre o juiz das garantias nesta quinta-feira (17)
Foto: Nelson Jr./SCO/STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quinta-feira (17) maioria de seis votos para declarar a constitucionalidade do juiz de garantia e garantir que a figura seja obrigatória nas instâncias inferiores da Justiça.

Os ministros ainda vão definir o prazo de implementação da figura pelos tribunais. Há quatro votos para fixar um prazo de 12 meses prorrogáveis por mais 12; um voto para fixar o prazo de 18 meses e outro que defende um prazo de 36 meses.

O juiz de garantias é um magistrado que acompanha e verifica a legalidade das ações da Polícia e do Ministério Público durante as investigações de um caso que será julgado. 

Veja também

Como os ministros votaram?

Os ministros André Mendonça, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Kássio Nunes Marques e Edson Fachin defenderam que a criação do modelo é uma opção válida feita pelo Congresso.

Já o relator do caso, Luiz Fux, é contrário à obrigatoriedade da figura. Para ele, a adoção da mudança deveria ser critério das justiças estaduais.

O modelo aprovado pelo Congresso divide ainda a condução da ação penal entre dois magistrados: um atua na fase de investigação, autorizando diligências, e o outro profere a sentença sobre o caso.

Histórico da lei 

Esse tipo de magistratura foi incluída pelo Congresso Nacional no pacote anticrime aprovado em 2019. Em 2020, entretanto. o STF decidiu pela suspensão, pois, segundo o ministro Luiz Fux, a proposta de lei deveria ter vindo do Poder Judiciário e não do Legislativo. Ele ainda defendeu que a lei foi aprovada sem prever o impacto orçamentário.

Conforme a Lei Nº 13.964, de 2019, o juiz das garantias "é responsável pelo controle da legalidade da investigação criminal e pela salvaguarda dos direitos individuais cuja franquia tenha sido reservada à autorização prévia do Poder Judiciário". 

 

Assuntos Relacionados