Apuração Eleições 2024 Legislativo Judiciário Executivo

Partido Podemos abre processo para expulsar Arthur do Val após falas sobre ucranianas

Do Val tem cinco dias para apresentar sua defesa

Escrito por Redação ,
deputado mamãe falei na câmara dos deputados
Legenda: Após o prazo da defesa, o processo segue para parecer conclusivo, com ou sem resposta de Mamãe Falei
Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

O partido Podemos emitiu nota nesta segunda-feira (7) anunciando a abertura de processo para expulsar o deputado estadual Arthur do Val, o Mamãe Falei, após falas machistas contra mulheres ucranianas. O parlamentar está na legenda há pouco mais de um mês.

Veja também

Conforme o partido, Do Val tem cinco dias para apresentar sua defesa, um procedimento padrão para este tipó de processo. As informações são do g1

"A realização do procedimento é necessária para qualquer tipo de punição, em respeito à ampla defesa e ao contraditório. Assinado pelas presidentes do Podemos Mulher Nacional e estadual de São Paulo, respectivamente, Márcia Pinheiro e Alessandra Algarin, o pedido é pela punição mais grave: a de expulsão", diz nota do Podemos.

Após o prazo da defesa, o processo segue para parecer conclusivo, com ou sem resposta de Mamãe Falei. Ele estava pré-candidato ao Governo de São Paulo, mas anunciou saída da corrida eleitoral após a repercussão. 

"Esgotado esse prazo, com ou sem resposta, o processo segue para parecer conclusivo pela Comissão de Ética e Disciplina, que é formado por: João Dárcio Ribamar Sacchi (presidente da Comissão), Elsa Oliveira e Alfredo Martins Corrêa, que farão o parecer conclusivo para a decisão da Comissão Executiva estadual de SP. Dela, caberá recurso para a Comissão Executiva Nacional dentro do mesmo prazo", finaliza nota da legenda. 

Falas polêmicas de Arthur do Val

O deputado visitou a Ucrânia, que está sofrendo com invasões russas, na semana passada e enviou áudios para amigos comentando que as mulheres ucranianas são "fáceis" por serem pobres. 

"Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, disse o político. 

Arthur do Val ainda falou que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Assuntos Relacionados