Expulso do PT em 2022, vereador Ronivaldo Maia se filia ao PSD

Com nova sigla, vereador poderá tentar a reeleição

Expulso do PT em 2022, o vereador de Fortaleza Ronivaldo Maia se filiou, neste sábado (17), ao PSD. A informação foi divulgada pela legenda no Instagram. 

A filiação ocorreu em evento do partido realizado no Marina Park Hotel, destinado a recepcionar novos quadros da sigla, que é comandada pelo deputado federal Luiz Gastão na Capital.  

Além de Ronivaldo, o ex-vereador Dr. Eron, que era do PDT, também passa a integrar o PSD. As filiações de novos correligionários miram nas eleições municipais deste ano. 

Desde a expulsão do PT em junho de 2022 — ocasionada devido a processo disciplinar aberto após ele atropelar uma mulher com quem mantinha uma relação extraconjugal —, Ronilvado estava sem partido. Agora, ele pode disputar o cargo de vereador pela nova sigla. 

Expulsão do PT 

O ex-petista foi expulso do seu primeiro partido em junho de 2022, por 27 votos contra 26, quando respondia a processo disciplinar interno aberto após ele atropelar uma mulher com quem mantinha um relacionamento extraconjugal. O crime ocorreu em novembro de 2021, com o vereador sendo preso em flagrante. Em fevereiro de 2022, ele foi solto.

À época, o crime foi enquadrado como tentativa de feminicídio. Em maio de 2023, no entanto, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) determinou que o delito se enquadrava como lesão corporal, crime pelo qual Ronivaldo passou a responder. O parlamentar negava que tinha intenção de matar a mulher. 

"Infelizmente, num momento de discussão no qual os ânimos se acirraram, dei partida no veículo, acabando por atingir inevitavelmente (a mulher). Eu não atropelei e não a arrastei de modo como foi noticiado. Trata-se de um acidente lamentável", alegou o vereador em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, em 28 de abril de 2022.