SDE cumpre agenda com Nissan
Encontro faz parte das inúmeras tentativas do governo de captar uma montadora para o Estado
Esforço de décadas, a atração de um montadora para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) continua fazendo parte da lista de prioridades do governo cearense pelo que se vê na agenda do secretário Cesar Ribeiro (Desenvolvimento Econômico). Na manhã desta quinta-feira (1), ele voltou a encontrar representantes do setor. Desta vez, da Nissan.
Em São Paulo, acompanhado da diretora de Atração de Investimentos, Beatriz Bezerra, Ribeiro encontrou Pedro Bentancourt, diretor de Assuntos Externos e Governamentais da Nissan. Mas, em nota enviada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o secretário adiantou que a implantação de uma unidade pela Companhia não devem acontecer logo.
"Embora a Nissan não tenha planos imediatos, no curto prazo, para uma montadora, o Ceará está agora no radar da empresa para investimentos futuros. E está sendo criada uma ambiência favorável ao setor automotivo no Estado", confirmou.
Ida ao Oriente cavou encontro
Na nota, a SDE conta que o encontro com a Nissan em São Paulo deve-se a um primeiro contato, feito na ida do secretário ao Oriente. A viagem foi organizada pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), por meio Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), além da APEX. Na época, Cesar Ribeiro disse ter visitado uma montadora, mas não revelou qual foi.
"Foi durante a visita ministerial que estabeleceu-se um canal de comunicação com os executivos da Nissan para uma análise de futuros investimentos", afirma a nota enviada nesta tarde, sem mencionar um novo possível contato.
Delegação da Coreia virá ao Cipp
Outro resultado da mesma missão ao Oriente, segundo já informou a SDE, é a vinda da delegação da Embaixada da Coreia do Sul ao Ceará na próxima terça-feira (6). De acordo com a Secretaria, o grupo vai conhecer a estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp), bem como a Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE-CE), o Porto do Pecém, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), além do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Associação das Empresas do CIPP (Aecipp).