Saiba como trocar o vale-gás de cozinha no Ceará; prazo vai até junho

A medida para auxiliar famílias vulneráveis durante a pandemia de Covid-19 contemplará 255.577 domicílios

Escrito por Redação ,
Vale gás
Legenda: Dos 184 municípios cearenses contemplados, cerca de 80 já receberam o material e devem começar a entrega
Foto: Reprodução

As famílias contempladas com o vale-gás de cozinha devem estar atentas ao prazo de validade dos tíquetes disponibilizados. De acordo com a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), até junho, um representante familiar deverá solicitar a troca do vale junto à Nacional Gás. Basta ligar para o número 0800 702 1200. A ligação é gratuita.

Vários municípios iniciaram a entrega dos tíquetes para os beneficiados. Cada prefeitura deverá adotar uma estratégia para a distribuição do material, podendo ser nas casas das famílias ou em algum equipamento municipal.  

Veja também

Confira quem poderá receber o vale gás  

  • Famílias assistidas pelo Cartão Mais Infância Ceará;  
  • Assistidos pelo Bolsa Família (com renda “per capita” igual ou inferior a R$ 89,34);  
  • Cearenses que possuam jovens em situação de vulnerabilidade social inscritos no Programa Superação;  
  • Aqueles que constam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. 

Cada núcleo familiar tem direito a um tíquete de vale e poderá utilizar até junho. Para o começo da ação, a SPS inicia a entrega de 130.314 vales para as prefeituras. Em maio, serão entregues os 125.263 tíquetes restantes. 

A medida, executada para auxiliar famílias vulneráveis durante a pandemia de Covid-19, contemplará 255.577 famílias. A ação é uma parceria com a Nacional Gás. 

>> Confira aqui a lista de beneficiados com o vale-gás

Como trocar o vale-gás? 

Para trocar o vale-gás pelo botijão, é preciso se dirigir a um dos revendedores da sua região, assim trocar o seu botijão vazio por um cheio e entregar o tíquete para validação do revendedor.

"Em cidades que as revendas entregam em domicílio, recomenda-se solicitar essa modalidade de atendimento e aguardar o recebimento do produto na residência, pois é uma maneira de o cidadão não precisar sair de casa. Para isso, basta ligar para a revenda Nacional Gás mais próxima e agendar a entrega do botijão", ressalta a Nacional Gás.

Nos casos dos beneficiários que moram em regiões onde não tenha revenda da Nacional Gás, será comunicada uma data especifica com local e hora para a troca do “Vale Gás Social” e entrega do produto.

Botijão vazio

Para realizar a troca, o beneficiário deverá ter um botijão vazio para receber um cheio, já que o benefício se refere a recarga do gás e não a entrega do produto completo.

Mesmo que o botijão seja de outra marca, a troca poderá ser feita, desde que ele esteja em condições viáveis.

Medida tomada em 2020 

O programa foi instituído pelo Governo do Estado pela primeira vez no ano passado. Na época, em Fortaleza, a distribuição foi feita por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que distribuíram os vales aos cidadãos mediante apresentação de documentos e comprovante de residência. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados