Refis estadual é uma possibilidade, diz secretária da Fazenda do Ceará

Fernanda Pacobahyba reiterou que o assunto ainda é discutido pelo Confaz

Escrito por Redação , negocios@svm.com.br
Legenda: Sefaz-CE já discute Refis estadual no Confaz
Foto: Foto: José Leomar

O Ceará já discute no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne o Ministério da Economia e as secretarias estaduais da Fazenda, o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), isto é, um programa de renegociação de dívidas tributárias

"Essa é uma discussão que de fato já está transitando no âmbito do Confaz. É algo que extrapola o Estado do Ceará e que precisa da aprovação do Confaz. Foi sinalizado pelo ministro Paulo Guedes (Economia) o Refis Federal. A sinalização é que estamos sensíveis ao momento (pandemia) e ao formato, de sermos criteriosos, inclusive com os contribuintes", disse a secretária da Fazenda do Estado (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, durante transmissão ao vivo do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-CE). 

Ela ainda afirmou que o formato do Refis poderia ser segmentado e descartou uma renegociação contínua. "A gente acha que ainda não é o momento para tratar do Refis, mas é uma possibilidade que precisaremos aprofundar. O Estado já algum tempo não vem adotando a prática do Refis. Não acredito no Refis linear. Não vejo essa configuração acontecendo. Estamos aprofundando os estudos no sentido de sermos cirúrgicos", disse.

ICMS 
Pacobahyba também justificou o não adiamento do pagamento do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelas empresas cearenses no período da pandemia. "O único estado que diferiu o pagamento do ICMS foi o Paraná. Nós estávamos em março com uma perspectiva terrível. Foi um esforço enorme. Quando foi em março, cadê a ajuda federal? Se a arrecadação está caindo, como podemos adotar essa medida (adiamento do pagamento do imposto)?".

Segundo ela, a União tem diversas possibilidades para enfrentar a crise. "O que o Estado pode fazer? O Estado tem limitações. Nós não podemos fazer um empréstimo para pagar servidores, por exemplo. As nossas possibilidades são muito tímidas para darmos passar mais largos", pontua. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados