Receita Federal espera entrada de 290 mil empresas no eSocial

Visualizando o fluxo intenso de entrada no sistema unificado, foi criada uma sala especial para esclarecimento de dúvidas dos contribuintes

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Com a entrada obrigatória das empresas de médio porte no eSocial vigorando desde julho deste ano, a Receita Federal no Ceará espera a entrada de até 200 mil desses negócios no sistema e de mais 90 mil microempresas e microempreendedores individuais, que em novembro deste ano também serão obrigadas a usar a plataforma. O eSocial é um sistema no qual pessoas físicas e jurídicas prestam, de modo unificado, informações trabalhistas, tais como contratações, folha de pagamento, além de contribuições previdenciárias, imposto de renda e FGTS.

Visualizando o fluxo intenso de entrada no sistema unificado, a Receita Federal, em parceria com o Ministério do Trabalho, Caixa Econômica Federal e INSS inauguraram, nesta quinta-feira (9), a sala especial de atendimento integrado para esclarecimento de dúvidas dos contribuintes da Capital.

Fortaleza será uma das sete cidades do País a dispor da estrutura, que reunirá especialistas dos quatro órgãos a fim de dar suporte às empresas. "O objetivo dessa sala especial é complementar o atendimento. As questões operacionais do sistema já são respondidas normalmente pelo serviço de Fale Conosco, disponível no portal do eSocial, e pela recém-inaugurada central de atendimento 0800.

Agora, a classe contábil e empresários de Fortaleza vão dispor de uma estrutura para esclarecimento, em um só local, de dúvidas sobre a legislação trabalhista, previdenciária, tributária e do FGTS, sem a necessidade de o contribuinte se dirigir para mais de um endereço", afirma o superintendente-adjunto da Receita Federal, auditor-fiscal Wilmar Teixeira de Souza.

A sala especial funcionará novamente a partir da próxima quinta-feira (16) no auditório do edifício-sede do Ministério da Fazenda, na Rua Barão de Aracati, 909. Para ser atendido, é preciso fazer agendamento prévio pelo telefone 3878-3922. No Ceará, são 248 megaempresas que já aderiram ao sistema.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.