Quatro em cada dez nordestinos já receberam ligação ou mensagem com golpe, diz Febraban

De acordo com o estudo, mensagens pedindo depósitos e transferências de dinheiro foram citadas por 30% dos entrevistados na Região

Escrito por Ingrid Coelho ,
Legenda: Entre os entrevistados na Região, 89% têm muito medo ou algum medo de fraudes ou violações de dados pessoais, sendo que 60% têm muito medo e 29% têm algum medo
Foto: Shutterstock

O recebimento de mensagem ou ligação telefônica com pedidos fraudulentos de dados pessoais ou bancários foram citados por 42% dos moradores da região Nordeste como a situação de golpe mais frequente em suas rotinas. 

A constatação faz parte do 7º Observatório da Federação Brasileira de Bancos (Febraban)/Pesquisa Febraban-Ipespe, levantamento sobre segurança de dados.

Veja também

De acordo com o estudo, mensagens pedindo depósitos e transferências de dinheiro foram citadas por 30% dos entrevistados na Região.

Medidas para evitar

Para evitar fraudes, os nordestinos adotam algumas estratégias como o uso de senhas fortes, medida citada por 52% dos entrevistados; uso de biometria (31%) e aceitação de cookies em sites, sempre ou eventualmente (28%).

Percepções dos nordestinos sobre segurança de dados:

  • 81% dão muita ou alguma atenção para notícias sobre segurança de dados e privacidade;
  • 43% sentem que as informações pessoais estiveram mais seguras nos últimos cinco anos;
  • 34% acreditam que ficaram menos seguras nos últimos cinco anos;
  • 53% têm a expectativa de que nos próximos cinco anos a segurança vai aumentar;
  • 21% acham que a segurança vai diminuir nos próximos cinco anos;
  • 83% consideram aceitável o uso de dados coletados para prevenir ou evitar crimes.

Confiança

Ainda conforme o levantamento, 67% dos habitantes da região Nordeste confiam nas empresas e instituições para manter suas informações seguras. Os bancos são as instituições mais confiáveis (63%), seguidos pelo varejo (60%) e pelas fintechs (59%).

Entre os entrevistados na Região, 89% têm muito medo ou algum medo de fraudes ou violações de dados pessoais, sendo que 60% têm muito medo e 29% têm algum medo.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados