Portocem assina contrato com Mitsubishi Power e Consag para construção de usina termelétrica
A usina está sendo projetada para operar nos momentos de baixa performance das fontes renováveis, como baixa velocidade de ventos e baixa intensidade solar
A Portocem Geração de Energia S.A assinou contrato de engenharia, aquisição e construção (EPC) com um consórcio para a implantação da Usina Termelétrica Portocem. O consórcio é formado pela Consag e pela Mitsubishi Power.
A usina termelétrica é um projeto greenfield, composta por 4 turbinas a gás Mitsubishi M501JAC em ciclo simples, alimentadas por gás natural.
Veja também
De acordo com o CEO da Portocem Ronan Dias, a usina está sendo projetada para operar nos momentos de baixa performance das fontes renováveis, como baixa velocidade de ventos (o que prejudica a geração eólica) e baixa intensidade de sol (geração fotovoltaica), além dos casos de baixo nível d'água nos reservatórios das hidrelétricas.
O empreendimento será implantado na Zona de Processamento de Exportação (ZPE Ceará), no município de Caucaia, e será interligado ao SIN – Sistema Interligado Nacional – através da subestação de Pecém II 500 kV, com uma Linha de Transmissão de 6 km.
Com projeto de 1.572 MW, a Portocem recebeu a autorização do Ministério de Minas e Energia como Produtor Independente de Energia Elétrica. A companhia assinou, em novembro de 2022, com a CCEE, compromisso de entrada em operação comercial no dia 1º de julho de 2026 e duração de 15 anos.