Pelo menos 16 cidades do Ceará têm estradas ruins e péssimas; veja locais e trechos
Trecho da BR-403 na região Norte está entre os de pior avaliação em estudo da CNT
Sobral e Jaguaribe estão entre as cidades do Ceará que abrangem rodovias em situação péssima, o pior nível de avaliação da Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).
O Estado tem 147 quilômetros avaliados como péssimos, cerca de 3,9% dos 3.772 quilômetros avaliados na pesquisa.
Parte está na BR-403, entre Sobral e Cariré, na Região Norte. O outro trecho 'péssimo' está na BR-226, cruzando as cidades de Jaguaribe e Pereiro, no centro-leste.
Já as estradas em situação ruim abrangem uma maior parte do território cearense. São 609 km, cerca de 16,1% da extensão rodoviária analisada pela CNT.
A BR-122 tem o maior trecho em situação 'ruim', cruzando os municípios de Ocara, Ibaretama e Quixadá. A Região Metropolitana de Fortaleza também tem um trecho significativo avaliado como ruim, na CE-060, que passa por Maracanaú, Pacatuba, Guaiúba e Redenção.
Outros trechos de rodovias em situação ruim estão na BR-226 (cruzando as cidades de Senador Pompeu e Pedra Branca), CE-183 (próxima a Santa Quitéria) e BR-402 (passando por Amontada e Santana do Acaraú).
Cidades com trechos de estradas considerados péssimos
- Sobral
- Cariré
- Jaguaribe
- Pereiro
Cidades com trechos de estradas considerados ruins
- Ocara
- Ibaretama
- Quixadá
- Maracanaú
- Pacatuba
- Guaiúba
- Redenção
- Senador Pompeu
- Pedra Branca
- Santa Quitéria
- Amontada
- Santana do Acaraú
ESTRADAS DO CEARÁ TÊM 203 PONTOS CRÍTICOS
A grande maioria das rodovias do Ceará está em situação regular, conforme a análise da CNT. São 1.793 km, o que representa 47,5% do total analisado.
Apenas 48 km das estradas estão em situação ótima - o melhor grau de avaliação. As estradas mais bem avaliadas passam por apenas dois municípios.
O estudo identificou 203 pontos críticos em rodovias no território cearense, cerca de 8,2% dos pontos críticos identificados em todo o país.
São classificados como pontos críticos: quedas de barreira, ponte caída ou estreita, erosão na pista ou buraco grande. A CNT também considera como situações críticas interdições em partes da via, estreitamentos ou outros elementos não usuais.
As rodovias também são classificadas conforme algumas características específicas. No Ceará, mais de 30% da malha analisada tem situação de pavimento ruim ou péssima.
Pavimento
- Ótimo: 20,8%
- Bom: 13,7%
- Regular: 34%
- Ruim: 22,8%
- Péssimo: 8,7%
- 0,1% com o pavimento totalmente destruído
Sinalização
- Ótimo: 1,7%
- Bom: 51,4%
- Regular: 33,8%
- Ruim: 8,8%
- Péssimo: 3%
- 3% não tem faixa central e 6,% não tem faixas laterais
Geometria da Via
- Ótimo: 18,3%
- Bom: 14,6%
- Regular: 34,8%%
- Ruim: 20%
- Péssimo: 12,3%
A pesquisa CNT analisa a malha pavimentada de rodovias federais e os principais trechos de rodovias estaduais. Foram pesquisados 111.853 quilômetros em todo o Brasil.