Observatório da Indústria da Fiec pode contribuir com redução de custos em prefeituras

A partir de algoritmos, é possível tornar a compra de produtos por parte das prefeituras mais barata e acessível. Ferramenta também pode auxiliar na atração de investimentos

Escrito por Redação ,
Legenda: Tomada de decisões de forma assertiva e eficiente será fundamental para que os gestores públicos consigam recuperar os municípios no pós-pandemia

A coleta e o refinamento de dados, posteriormente transformados em informações pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), se destacam como ferramentas fundamentais na tomada de decisões assertivas para os poderes públicos municipais após as cidades cearenses sofrerem duramente os impactos econômicos da pandemia do coronavírus.

Entre as possibilidades que podem ser aproveitadas pelos municípios a partir do trabalho do Observatório da Indústria está a utilização de informações para redução de custos, atração de novos investimentos, avalia o gerente do Observatório, Guilherme Muchale. Durante o 9º Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021, Guilherme Muchale ministrará palestra sobre estratégias para o desenvolvimento de distritos industriais e condomínios industriais, ponto importante para catapultar o desenvolvimento econômico dos municípios no pós-pandemia.

Confira programação completa do Seminário de Gestores Públicos

Esses e outros pontos que permeiam a gestão pública no pós-pandemia pautarão as discussões no evento, cujo tema central é "Gestão e desenvolvimento em novos tempos". A realização é do Instituto Future e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). A promoção é do Diário do Nordeste.

Veja também

Para Guilherme Muchale, a ciência de dados como um todo vem para fortalecer desde soluções até o acompanhamento de implementação de estratégias.

"Com algoritmos, é possível por exemplo ajudar no processo de compra de determinado produto de maneira mais barata e acessível. Então são ferramentas que podem ajudar a reduzir custos em prefeituras, auxiliar na atração de investimentos e conceber estratégias de desenvolvimento de longo prazo".
Guilherme Muchale
Gerente do Observatório da Indústria

Para isso, o Observatório da Indústria conta com uma equipe multidisciplinar de engenheiros, psicólogos e outros profissionais, além dos cientistas de dados.

Na esfera pública, a ferramenta da Fiec já atua em colaboração com o Ministério da Economia para a redução do chamado "Custo Brasil", conjunto de burocracias que dificultam o ambiente de negócios e contribuem para travar o crescimento das empresas.

"Hoje, o Observatório da Indústria já ajuda diversas organizações, como o Banco Mundial. Temos também um trabalho com o Ministério da Economia e a Zona de Processamento e Exportação (ZPE)", detalha Guilherme Muchale.

Serviço:

Seminário de Gestores Públicos - Prefeitos Ceará 2021

Dias: 20 e 21 de julho 

Inscrições gratuitas: www.seminarioprefeitosce.com.br 

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados