Na pandemia, mulheres perderam mil empregos no Ceará, enquanto homens ganharam 10 mil vagas

Pandemia escancarou ainda mais a desigualdade no mercado de trabalho do Ceará

Escrito por Cinthia Freitas ,
Mercado Trabalho Mulher
Legenda: Fernanda Moura trabalhou como escrevente durante 15 anos na mesma empresa, mas foi desligada durante a pandemia. Com isso, resolver abrir um comércio em casa.
Foto: Kid Junior

As mulheres ganharam mais um lugar indesejável no ranking de penalizações sociais ao acumularem mais demissões do que os homens durante a pandemia, em 2020. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia revelam um saldo positivo de 10.063 postos de trabalho para homens de março a dezembro do ano passado, no Ceará, enquanto as mulheres perderam 1.054 empregos no mesmo período.

O analista de mercado de trabalho do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Erle Mesquita, frisa que, historicamente, mulheres estão em igual patamar a segmentos populacionais como pessoas com deficiência, com idade avançada ou egressos do sistema penal quando se trata de dificuldades no mercado de trabalho.

Só 4 em cada 10 mulheres estão no mercado

“Geralmente, a taxa de participação dos homens gira em torno de 66%, ou seja, pelo menos 6 em cada 10 homens estão no mercado de trabalho. Quando a gente olha pras mulheres, esse número é no patamar de 40%, ou seja, não chega nem na metade. Então, enquanto mais da metade dos homens estão inseridos no mercado de trabalho, essa relação inverte entre as mulheres”, diz o analista. 

Veja também

Considerando todo o ano passado, o levantamento do Caged mostra a criação de 15.989 postos de trabalho para homens e apenas 2.557 para mulheres no Ceará. Os dados também revelam que o mês de abril teve o pior cenário de demissões para mulheres. Elas perderam 13.806 postos de trabalho. 

No cenário nacional, a disparidade entre homens e mulheres é ainda mais alargada, tendo o País gerado 230.294 mil empregos para os homens, e fechado 87.604 postos de trabalho para mulheres em 2020. 

“Mostra que realmente a tendência é a mesma. Independentemente do espaço geográfico, isso acaba reproduzindo uma questão cultural do mercado de trabalho”, frisa Mesquita. 

Mulheres ganham 60% do salário dos homens

Embora o discurso de reforço às pautas feministas, ao respeito pelos direitos das mulheres e pela luta delas por ocupação de lugares sociais venha sendo incorporado pelo mercado, especialmente com investimento em marketing, na prática, a principal discrepância entre os gêneros é evidente. Elas continuam ganhando menos do que eles.  

“A luta pela mulher no mercado de trabalho é permanente. O nível de educação das mulheres é igual ao dos homens, mas ganham 60% do que os homens. Ganham menos e na hora de botar pra fora são as mais afetadas. Significa que nossa sociedade ainda tem essa diferenciação de gênero”, enfatiza a economista Silvana Parente.

'Eles sempre perguntam se temos filhos'

Além disso, não é raro uma mulher ser questionada sobre filhos ao realizar uma entrevista de emprego, confirma Joyce Lourenço, publicitária desligada da empresa no início da pandemia. “Eles sempre perguntam se tem filhos.” 

O analista de mercado Erle Mesquita concorda que é o tipo de desafio imputado exclusivamente a mulheres. 

“Apesar de algumas melhorias ao longo do tempo, essas mudanças são muito lentas, os desafios para as mulheres já começam até mesmo dentro do processo seletivo, como se a questão de cuidados dos filhos fosse uma coisa exclusivamente feminina. Isso acaba representando uma barreira a mais. São perguntas que não passam no repertório das entrevistas com homens”, avalia.   

mulheres trabalhando em fábrica de roupas
Foto: Saulo Roberto

A publicitária passou por processos seletivos ao longo de 2020, mas relata dificuldades.   

“Acredito que não consegui ainda porque as ofertas atualmente são com salários muito baixos e com mais especialidades. Outra coisa é que as empresas estão trabalhando mais com PJ (Pessoa Jurídica) e ainda tenho uma resistência”, diz a jovem. 

A modernidade apenas aparente também se comprova com a sobrecarga de tarefas, frequente para as mulheres devido à divisão social de atividades como as do lar, fruto de uma estrutura patriarcal da sociedade. Intensificado com a pandemia, o fator acaba prejudicando a trajetória da mulher no mundo do trabalho. 

“Houve fechamento das atividades econômicas, das escolas. O retrato é muito claro, as mulheres foram mais penalizadas nesse contexto, prejudicadas em todas as áreas. O setor da construção civil teve um processo de recuperação mesmo na pandemia, isso acabou tendo resultado mais favorável para os homens. Embora a gente saiba que no contexto geral todos foram penalizados com a pandemia, as mulheres tiveram um resultado ainda pior”, observa o analista. 

Disputa de espaço 

Renata Mesquita foi desligada da empresa em abril. Recém-contratada, mas com experiência de oito anos na área de consultoria de franquias, ficou surpresa com a decisão. O fato de ser a única mulher entre sete homens atuando no seu setor fez com que ela sentisse um incômodo por parte dos colegas. 

“Existia um gerente e seis assessores, todos homens. A percepção, que demorei um pouco a sentir, era de que eles se sentiam incomodados porque eu sabia demais sobre o assunto da minha área. Depois isso ficou muito mais latente. Não sei se, de repente, isso teve influência, mas aconteceu”, conta. 

Reinvenção 

A jornada profissional de Fernanda Moura como escrevente também foi encerrada durante a pandemia, após mais de 15 anos trabalhando no mesmo cartório, em Fortaleza.  

“Como lá tirava quase que um salário só de extra, pra mim o baque foi gigantesco. Primeiro momento que ela me mandou pra casa já tive que me virar fazendo algo em casa”, relembra.  

A saída para se reerguer financeiramente está sendo enveredar pelo comércio. 

“Pensei em comprar o que consumo em grande quantidade para vender, fui em armazém e comprei pra ter uma rotatividade de dinheiro. Mas ainda tô no seguro, tô engatinhando ainda no comércio, está indo. É o que está me dando uma certa segurança porque tenho uma expectativa de crescimento, tanto que no momento não penso em procura algo no mercado”, relata. 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados