Haddad nos EUA: ecologia e taxação de ricos serão destaque

Ministro participa de reuniões do FMI, do Banco Mundial e do G20

Escrito por Agência Brasil ,
Fernando Haddad viaja para os Estados Unidos
Legenda: Fernando Haddad faz viagem de agendas nos Estados Unidos com diversas reuniões no FMI e G20
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A reforma tributária internacional e a transformação ecológica serão assuntos em destaque da viagem do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, aos Estados Unidos.

De segunda (15) a sexta-feira (19), ele participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial e da segunda reunião da Trilha Financeira do G20.

Veja também

CONFIRA A AGENDA DE HADDAD NOS ESTADOS UNIDOS

Segunda-feira (15)

No primeiro dia de trabalhos no exterior, às 15h (horário local), Haddad participa de um evento sobre finanças sustentáveis, organizado pelo Brazil Institute e pela Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, acompanhado da embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Ribeiro Viotti, e do economista Mark Carney.

A iniciativa tem como objetivo promover o Plano de Transformação Ecológica (PTE) do Brasil. Lançado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), o PTE busca promover o desenvolvimento sustentável e repensar a globalização, por meio de investimentos que melhorem o meio ambiente e reduzam as desigualdades. O plano está estruturado em seis eixos: financiamento sustentável, desenvolvimento tecnológico, bioeconomia, transição energética, economia circular e adaptação às mudanças climáticas.

Na sequência, às 17h, Haddad vai até a Câmara de Comércio dos Estados Unidos (US Chamber). Acompanhado do presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, o ministro participa de um painel cujo tema será "Investindo na América Latina: as Reformas Econômicas do Brasil".

Terça-feira (16)

No segundo dia da viagem a Washington, Haddad participa de alguns eventos paralelos à reunião do G20, mais a União Europeia e a União Africana. No primeiro compromisso, às 9h (horário local), na sede do Banco Mundial, o ministro participa do painel "A Força-Tarefa da Fome", que tem como objetivo engajar líderes globais na luta contra a insegurança alimentar.

Às 10h30, ele participa de uma discussão sobre tributação internacional em um evento organizado em parceria entre Brasil e França, na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI). O tema ganhou destaque na reunião do G20 realizada em São Paulo, em fevereiro. Ainda na terça, o ministro irá a uma mesa-redonda sobre a dívida soberana global.

Quarta-feira (17)

No terceiro dia, Haddad participa das reuniões da cadeira brasileira do Banco Mundial e do FMI. À noite, às 18h30, o ministro irá a um jantar oficial de trabalho do G20, na sede do FMI.

Quinta-feira (18)

No penúltimo dia da missão, o ministro brasileiro preside a segunda reunião ministerial do G20, às 10h (horário local), também na sede do FMI, e dará uma entrevista coletiva por volta das 13h. 

À tarde, ele terá uma reunião bilateral com o ministro de Finanças da China, Lan Fo’an. Em seguida, participa de uma reunião fechada promovida pelo FMI e pelo G20 sobre riscos para a economia global.

Sexta-feira (19)

No último dia de viagem da comitiva do Ministério da Fazenda, pela manhã, estão programados um café da manhã no FMI e a reunião plenária do fundo. 

À tarde, Haddad conversará com o comissário europeu para Assuntos Econômicos, Paolo Gentiloni, e participará da reunião do comitê de desenvolvimento do Banco Mundial.

O embarque de volta para São Paulo está previsto para as 18h30 (horário local).

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.