Fraude no INSS: beneficiários já podem contestar descontos indevidos nos Correios
A iniciativa amplia a rede de atendimento presencial aos beneficiários a partir desta sexta-feira (30)
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios diretamente nas agências dos Correios, a partir desta sexta-feira (30).
A iniciativa amplia a rede de atendimento presencial aos beneficiários, especialmente em localidades sem unidades próprias do instituto.
São mais de 5 mil agências próprias habilitadas em todos os estados, conforme o Governo, garantindo atendimento presencial gratuito a aposentados e beneficiários prejudicados pela fraude.
>> Veja lista completa das unidades
Segundo destacou o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a medida visa garantir que nenhum cidadão fique sem acesso ao direito de contestar descontos indevidos. "Estamos ampliando o acesso, reduzindo barreiras e oferecendo um caminho mais direto para resolver o problema dos descontos indevidos que lesou aposentadas e aposentados brasileiros".
A previsão é devolver os descontos indevidos até dezembro.
Veja também
Protocolos de segurança
A parceria também prevê protocolos rigorosos de segurança, com atendimento feito exclusivamente por profissionais treinados em unidades próprias dos Correios. Todos os dados dos beneficiários são tratados com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), garantindo confidencialidade e rastreabilidade.
Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, conforme os Correios.