Feira comercializa itens feitos por estudantes

Bolsas e luminárias de material reciclado estão entre os produtos expostos no evento, nos próximos dias 7 e 8

Escrito por Redação ,
Legenda: Iniciativa da Junior Achievement Ceará, a feira já teve diversas opções e incentiva alunos a apresentarem soluções de negócios criativas e viáveis

A Junior Achievement Ceará (JA Ceará), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) e o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), promoverá mais uma edição da Feira de Miniempresas, que será realizada nos dias 7 e 8 de outubro, no North Shopping Fortaleza, das 10h às 22h. Cerca de 300 alunos das Escolas Estaduais de Educação Profissional de Fortaleza e Maracanaú participam desta edição do evento, expondo e vendendo seus produtos.

A feira incentiva estudantes a apresentarem soluções de negócios criativas e viáveis para problemas do cotidiano. Nessa edição, alguns dos produtos criados pelos miniempresários são bolsas feitas com caixa de leite, luminárias feitas a partir de palito de picolé, garrafinhas luminosas decorativas, ventilador portátil USB, almofada de pescoço, case de celular, entre outros.

Aluno do 2º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, localizada no bairro Jardim América, Gabriel Mattos está ansioso para mostrar aos participantes da feira o ventilador portátil, desenvolvido pelos 46 estudantes da instituição que fazem parte do projeto.

Batizado de Artec, o produto é totalmente reciclado, desde sua estrutura física ao seu composto elétrico.

De acordo com Gabriel, o ventilador USB é produzido apenas com uma garrafa de vidro, um motor retirado de um aparelho de DVD e um CD, que funciona como a hélice do produto.

"O aparelho é ligado a um cabo USB, que pode ser conectado a qualquer fonte que transmite de energia. Mas o nosso foi criado para ser conectado ao computador", explica o estudante, lembrando que a decoração do ventilador é totalmente artesanal, feita com a utilização de lãs, tintas e outros modelos que podem ser personalizado de acordo com o gosto do cliente.

Escolas participantes

As Escolas Estaduais de Ensino Profissional e das Escolas Regulares do Estado do Ceará das cidades de Fortaleza e Maracanaú. As escolas participantes desta edição do evento são: EEEP Joaquim Moreira de Souza, Júlia Giffoni, Jaime Alencar de Oliveira, Darcy Ribeiro, Leonel Moura Brizola, Paulo VI, Maria Ângela da Silveira Borges, Dona Creusa do Carmo Rocha, Eusébio de Queiroz e Governador Luiz de Gonzaga Fonseca Mota.

Neste ano, serão beneficiados aproximadamente 1.200 jovens do Ceará nas cidades Fortaleza, Maracanaú, Caucaia, Guaiúba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Massapê, Tauá, Quixadá e Quixeramobim.

O programa da JA Ceará conta com a parceria de vários voluntários que facilitam o aprendizado dos alunos nas escolas. Entre esses profissionais está o universitário Thiago Oliveira, que cursa o sétimo semestre de Administração de Empresas e atua na EEEP Dona Creusa do Carmo Rocha, no bairro Monte Castelo.

"Nós, como facilitadores desse projeto, não só ensinamos, como também aprendemos bastante. Ao terem noção de como funciona o ambiente corporativo e poderem experimentar isso, criando uma miniempresa e desenvolvendo determinado produto, esses jovens já terminam o cursos preparados para o mercado de trabalho", observa Thiago.

Vivência prática

O Miniempresa é um dos programas da JA Ceará desenvolvido para proporcionar a vivência prática no planejamento e na organização de um empreendimento, preparando e facilitando o ingresso de jovens no mundo empresarial. "O programa, ainda, oferece formação cidadã, sustentabilidade em todas as dimensões socioeconômica e ambiental e organização do tempo", destaca Ana Lúcia Coelho, diretora executiva da JA Ceará.

Durante um semestre, grupos de alunos passam pela capacitação decidindo por seu modelo de negócio, escolhem um bem a ser produzido e comercializado, vendem ações para conseguir o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração elegendo um presidente e os diretores, produção, finanças, marketing e vendas e recursos humanos, compram matéria-prima, pagam salários e comissões, recolhem impostos. No fim do programa, os impostos são doados a entidades carentes e o lucro é distribuído entre os acionistas.

Junior Achievement Ceará

Há 10 anos atuando no Estado, a JA Ceará tem atualmente como mantenedores TV Verdes Mares, Farmácias Pague Menos, M Dias Branco, Colégio Ari de Sá Cavalcante, BSPAR Incorporações, 3Corações, Hapvida, Majela Hospitalar, Unifor, Indaiá, Esmaltec, Nacional Gás, IAX Imobiliária, Ebenezer, Sistema Fiec.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.