Ceará entra no top 5 com melhor indicador de sustentabilidade ambiental nos negócios, diz estudo da Fiec
O Ceará é a 5ª unidade federativa do Brasil com o melhor indicador de sustentabilidade ambiental no mundo dos negócios, segundo o Índice Fiec de Inovação da Federação das Indústrias do Estado (Fiec), divulgado nesta terça-feira (17). Nesse aspecto, a ambiência local é superada apenas por São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, nessa ordem.
Veja também
Conforme o estudo, o Ceará obteve um índice de sustentabilidade de 0,314. A pontuação varia entre zero e um, sendo os valores mais próximos de um os mais desejáveis.
Para esse resultado, foram considerados os seguintes três critérios:
- Quantidade de empresas com certificação ambiental (ISO 14001) e quantidade total de empresas;
- Capacidade de geração de energia renovável (biomassa, eólica, hídrica e solar);
- Capacidade total de geração de energia e despesas públicas empenhadas em gestão ambiental e despesas públicas empenhadas totais.
Nesse contexto, o Ceará ascendeu da 13ª posição em 2020 para a 5ª colocação em 2024, conquistando o topo do ranking. A atualização periódica dos pesos dos indicadores impede a comparação direta das notas entre diferentes anos.
Portanto, conforme metodologia adotada pela Fiec, o ideal é analisar somente a variação nas posições ao longo do tempo para uma avaliação mais precisa.
Veja também
Segundo Eduarda Mendonça, especialista em Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria do Ceará, a capacidade de geração de energia, com a participação das fontes solar, eólica e biomassa, contribuiu com o resultado.
Mas também percebemos que há uma grande participação das despesas com gestão ambiental dentro das despesas totais do setor público, refletindo que tanto o setor produtivo quanto o público estão trabalhando em conjunto para promover a sustentabilidade ambiental no Ceará", observou.
Os espaços para melhoria, segundo a especialista, estão no incremento do número de empresas com certificação ISO 14001 (reconhecimento internacional que estabelece diretrizes de gestão ambiental) e na ampliação da produção local de energia limpa.
Veja outros indicadores no Ceará
Dentre os 14 indicadores analisados no Estado, como o de intensidade tecnológica e de capital humano, o de sustentabilidade apresentou o segundo melhor desempenho.
O índice de Intensidade Tecnológica e Criativa obteve a maior pontuação.
>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.
Colaborou Mariana Lemos