Febraban dá dicas de segurança eletrônica

Anualmente os prejuízos causados por golpes somam R$ 1,8 bilhão no País

Escrito por Redação ,

Os prejuízos causados por golpes em canais eletrônicos de atendimento ao cliente (telefone, internet, mobile banking, caixas eletrônicos, cartões de crédito e de débito) somam anualmente R$ 1,8 bilhão. A principal estratégia dos bancos no combate às fraudes é o monitoramento das operações. 

Entretanto, por mais que os bancos invistam em equipamentos e ferramentas de segurança e os clientes protejam seus computadores e dispositivos móveis com sistemas robustos, o comportamento do cliente é crucial para amenizar os riscos de perdas. Desta forma, a Febraban dá dicas para que o consumidor se proteja de golpes.

Cuidado com as senhas

- Nunca escolha senhas que possam ser facilmente descobertas por terceiros (datas de nascimento, números de telefone, de documento de identidade, da residência, da placa do automóvel, palavras ou sequências de números, letras ou teclas). Evite também o uso de palavras ou nomes de pessoas;

- Jamais revele sua senha a terceiros;

- Nunca informe seus dados pessoais e senhas em sites que não sejam os do banco;

- Ao digitar sua senha em uma máquina de autoatendimento, mantenha o corpo próximo à máquina para evitar que outros possam vê-la ou descobri-la pela movimentação dos dedos no teclado;

- Se alguém lhe telefonar dizendo ser funcionário do banco e pedir-lhe para informar dados pessoais ou digitar sua senha em uma "central eletrônica", não o faça em hipótese alguma;

- Cuidado ao utilizar telefones de terceiros, principalmente os celulares, para acessar sua conta, pois sua senha poderá ficar registrada na memória do aparelho. Digite sua senha somente quando a ligação for de sua iniciativa e em aparelhos próprios ou de seu uso pessoal;

- Troque periodicamente sua senha de acesso ao banco na internet e utilize sempre senhas de bloqueio de uso do seu smartphone;

Segurança no uso da internet e do mobile

- Evite acessar o site dos bancos redirecionado por outros sites, como os de pesquisa. 

- Quando for efetuar pagamentos ou realizar outras operações financeiras, você deve certificar-se que está no site desejado, seja do banco ou outro qualquer, "clicando" sobre o cadeado e/ou a chave de segurança que aparece quando se entra na área de segurança do site. 

- Não utilize telefones de estranhos e de origem desconhecida para efetuar transações ou fazer ligações

- Evite emprestar ou perder de vista seu smartphone

- Ao ter seu telefone roubado, furtado ou perdido, informe imediatamente ao seu banco

- Fique atento ao acessar sua loja de aplicativos. Evite obter aplicativos de origem desconhecida

- Procure informar-se com o fabricante de seu smartphone quais os softwares e opções de segurança disponíveis para o aparelho

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