Estratégias de vendas em lojas físicas e no e-commerce evidenciam setor no 18º Cenários do Varejo
Líderes de grandes marcas finalizam edição de evento, organizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Fortaleza
A tarde desta quinta-feira (21) marcou o encerramento da 18ª edição do Cenários do Varejo, evento idealizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e que aconteceu no Teatro RioMar Fortaleza. O foco foi nas estratégias de vendas em diversos canais, principalmente com o crescimento do e-commerce e experiências personalizadas dos clientes.
O início das discussões ficou a cargo de Ricardo Estácio Dinelli, diretor regional da Leroy Merlin Brasil. Com forte atuação no segmento de construção e decoração, a empresa abriu em Fortaleza sua primeira loja no Norte-Nordeste, em 2015, e já aumentou a presença na região, onde conta atualmente com quatro estabelecimentos de grande porte.
Segundo o diretor da empresa, o foco é colocar o cliente no cerne das discussões sobre novas estratégias. A palestra com o tema "Leroy Merlin e a Inovação no Varejo com as Pessoas no Centro do Negócio" trouxe detalhes sobre as inovações feitas pelo conglomerado, com os chamados "lockers", locais onde o consumidor compra virtualmente e retira no espaço físico.
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Em entrevista ao Diário do Nordeste, Ricardo Estácio completou trazendo a importância de a loja estar no centro do que chamou de "cauda longa", isto é, estar presente no dia a dia do consumidor, independente da faixa etária, quando o assunto for construção e decoração.
"A nossa loja em Fortaleza é composta por um pouco de tudo. A gente tem público para tudo. O que a gente precisa fazer e tem feito é se adaptar a esses momentos da vida do cliente. Quando o cliente está com 20 anos, está com o primeiro apartamento, ele tem uma necessidade. Com 40 anos, o cliente começa a ter uma relação diferente com a sua casa, e o nosso papel e maior desafio é conseguir acompanhar o cliente nessa jornada dele ao longo da vida", frisou o diretor regional da Leroy Merlin.
Atualmente a empresa conta com 51 lojas em todo o Brasil, com uma aposta mais recente, focada na região Sudeste, no modelo "express", com menos ofertas de produtos, mas maior praticidade e focada no consumidor da região. Dinelli especulou que Fortaleza pode vir a receber lojas do novo formato, mas ainda sem prazo definido.
"Essa loja de Fortaleza é uma das tops da empresa. A gente obviamente tem planos para expandir, Fortaleza é um mercado espetacular. A gente pode não necessariamente montar uma loja do tamanho que a gente tem, mas lojas menores, do modelo express. Mercado tem, interesse a gente tem também. (...) O tempo é o nosso maior bem, e a internet nos dá ajuda com essa questão. Você compra de qualquer lugar, rápido e recebe na sua casa", projetou.
Novos caminhos do e-commerce
Se antes o público que comprava por meio de canais digitais ficava concentrado à faixa etária da chamada "Geração Z" (nascidos entre 1995 e 2010), a situação vem mudando de figura com novas estratégias adotadas por tradicionais sites de compras virtuais.
Esse foi o caso trazido por Anna Araripe, diretora de marketplace do Mercado Livre. Ainda que haja um investimento massivo em mídia tradicional, com grandes nomes da publicidade nacional em propagandas da empresa, ela indica que o consumidor busca cada vez mais estar inserido no dia a dia dos produtos utilizados, e o público feminino se destaca como um dos alvos da empresa.
"Cada consumidor tem o seu perfil. A gente continua tendo estratégias mais tradicionais de investimento em publicidade, de ter grandes personalidades estampando nossas propagandas, porque a gente entende que para essas gerações ainda faz muito sentido uma jornada de compra mais marcada, etapa a etapa, mas a gente também está presente nas redes sociais onde essas geração mais jovem está", refletiu.
"A gente também está se conectando muito com o público feminino. É sempre uma estratégia muito híbrida de entender o tamanho da operação, a quantidade de compradores que a gente tem, pensar em estratégias segmentadas para cada um desses tipos de perfil para poder ter todos eles conosco", completou a diretora do Mercado Livre.
Anna Araripe ainda revelou que a empresa deve abrir um novo centro de distribuição e que ele pode ser instalado em Fortaleza, e evidenciou que o Estado integra uma região fundamental para o Mercado Livre. Na apresentação da diretora de marketplace, 18% do segmento de e-commerce do Brasil é comercializado no Nordeste.
"O Nordeste é sim uma prioridade para a gente. A gente tem planos de expansão que passam por investimentos logísticos, mas também nessa experiência em marca, em publicidade, na experiência do comprador, para garantir que, independente da região, a gente consegue trazer a melhor experiência", observou.
Inteligência artificial e 5G também são destaques
Outras palestras ainda completaram a tarde. Uma das mais aguardadas foi a de Giuliano Otto, head comercial de varejo da TV Globo. Com o tema "Análise de Dados e Performance em TV Aberta", o foco foi chamar os anunciantes para a televisão, que continua impactando uma gama de consumidores.
Além dele, o deputado federal e presidente do Sistema Fecomércio CE, Luiz Gastão, tratou de inteligência artificial e segurança para empresas, assim como o pitch de startups mediado pela CDL Jovem Fortaleza.
Já no início da noite, foi a vez de Roberto Nogueira, CEO do Grupo Brisanet, tratar da inovação no 5G. O gestor relembrou que a empresa venceu o leilão de operadoras de telefonia no Nordeste que podem operar a frequência, e tem planos de levar a internet mais rápida para todo o Ceará até o fim do primeiro semestre deste ano.