Empresas devem entregar até esta sexta comprovante de rendimentos

Informações obrigatórias neste comprovante são pagamentos, as deduções e o imposto retido no ano passado

Escrito por FolhaPress ,

As empresas têm até esta sexta-feira (27) para entregar o comprovante de rendimentos aos trabalhadores que farão a declaração do Imposto de Renda em 2015. O extrato, usado para preenchimento nos documentos da Receita, pode ser enviado por papel ou por arquivo eletrônico. As informações obrigatórias neste comprovante são pagamentos, as deduções e o imposto retido no ano passado.

Caso a fonte pagadora não entregue o comprovante no prazo, o trabalhador deve procurar a Secretaria da Receita Federal. A multa para a empresa que atrasar a entrega é de R$ 41,43 por documento não disponibilizado.

Já no caso de erros, o contribuinte deve procurar seu próprio empregador antes da Receita para exigir um documento correto. A multa para informações erradas é de 300% sobre o valor que foi indevidamente usado para a redução do imposto.

Malha fina

As informações do comprovante de recebimentos serão comparadas com as fornecidas na Dirf (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), que as empresas devem enviar à Receita Federal também até o final de fevereiro.

Se houver alguma divergência, a declaração será retida e o contribuinte ficará na malha fina até solucionar as pendências.

Em último caso, o contribuinte poderá utilizar os comprovantes de pagamentos mensais, desde que tenha os documentos disponíveis.

Mesmo que não possa comprovar com documentos todas os rendimentos recebidos, o contribuinte deve declarar seus rendimentos que são sujeitos à tributação.

Os contribuintes podem começar a enviar a declaração do IR ao fisco nesta segunda-feira (2). A Receita Federal prevê receber cerca de 27,5 milhões de declarações.

Para fazer a declaração será preciso baixar o programa no site da Receita Federal. Para o envio, será preciso baixar também o Receitanet, no mesmo site. O prazo para enviar as informações à Receita termina às 23h59min59s do dia 30 de abril.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.