Correios passarão a atender serviços da Caixa como PIS, FGTS e seguro-desemprego; entenda

Em contrapartida, unidades da Caixa também terão serviços dos Correios, como postagem e retirada de encomendas

Escrito por Redação ,
entrada de agência dos correios
Legenda: Servidores da Caixa poderão utilizar espaços dos Correios para realizar atendimentos
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os Correios passarão a atender serviços da Caixa Econômica Federal, como Programa de Integração Social (PIS), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e o seguro-desemprego. O acordo anunciado nesta segunda-feira (25) prevê que, em contrapartida, agências da Caixa também atenderão a postagens e retiradas de encomendas dos Correios. 

Serão instalados pontos de coletas nas casas lotéricas. Conforme o governo federal, cerca de 500 casas lotérica de todo o país já se cadastraram para oferecer essa vantagem. 

A novidade é fruto de uma cooperação firmada entre as duas instituições nesta segunda-feira pelos presidentes da Caixa, Carlos Vieira, e dos Correios, Fabiano dos Santos. 

Para dos Santos, "essa ação é muito importante, porque a gente tem um país de dimensões continentais, então as pessoas têm necessidades, às vezes, de longos deslocamentos. Essa é uma parceria inédita que visa, sobretudo, disponibilizar à população brasileira um serviço de melhor qualidade. A Caixa e os Correios são instituições urbanas que têm uma importância grande para a população brasileira". 

O acordo de cooperação ainda permitirá que funcionários da Caixa façam atendimentos de forma virtual ou presencial utilizando espaços físicos dos Correios. 

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Programa de expansão 

Carlos Vieira complementou que é uma parceria onde "ambas as empresas ganham bastante" e disse que será definido um programa de implantação e expansão em todas as cidades do Brasil até o fim deste ano. Cidades do Norte, Nordeste e de algumas regiões do Centro-oeste que possuem dificuldades de acesso a unidades, no entanto, terão prioridade nesse momento. 

O município que serviu como ponto de atendimento do projeto-piloto do acordo foi Peixe-Boi, no interior do Pará. Desde o dia 12 de março, a cidade teve cerca de 100 atendimentos em uma localidade que tem pouco mais de 8 mil habitantes. 

"Às vezes, é um serviço simples, um serviço de bloqueio de senha, um serviço de atendimento, de consulta sobre segurança e emprego. Então, isso tudo agora vai poder ser feito dentro de uma agência dos Correios", pontua o presidente dos Correios.

"Por trás desse arranjo, está a intenção, de ampliar a capilaridade do atendimento às pessoas, principalmente aquelas que vivem em locais de mais difícil acesso, público de interesse de programas sociais ou famílias que acessam o abono do PIS, o Seguro Desemprego e o FGTS, entre diversos outros serviços", informou o Governo Federal. 

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