Confiança da indústria cearense sobe e é a maior em 13 meses

Mesmo com o aumento, porém, o resultado do índice cearense permanece abaixo da linha dos 50 pontos, o que determina pessimismo

Escrito por Áquila Leite ,

Os industriais cearenses começam a dar sinais de que estão mais otimistas quanto à situação econômica do País. Em junho, por exemplo, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) avançou 3,1 pontos ante o mês de maio, somando um total de 46 pontos. Trata-se do melhor resultado dos últimos 13 meses, segundo informou nesta quarta-feira (22) a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

Mesmo com o aumento, entretanto, o resultado do ICEI cearense permanece abaixo da linha dos 50 pontos, o que determina pessimismo dos empresários. Apesar disso, conforme a Fiec, essas seguidas elevações tornam menos severa a desconfiança diante da retomada da economia no Estado. 

Conforme o Núcleo de Economia e Estratégia da Fiec, em junho, foram verificados avanços para a indústria de transformação e de construção do Ceará, com elevações de 3,4 e 3 pontos, respectivamente. "Ressalte-se o desempenho do indicador para as empresas de construção de médio porte, que apresentaram um acréscimo de 13,3 pontos em relação ao mês anterior, atingindo expressivos 53 pontos e confirmando, dessa forma, perspectivas melhores para o segmento nos próximos seis meses", diz a Federação, em nota.
 
Brasil tem grande aumento
 
Nacionalmente, a confiança do industrial teve um grande aumento, tendo em vista que registrou, em junho, 45,7 pontos, ou seja, 4,4 pontos acima do verificado em maio. Comparado com junho de 2015, nota-se, inclusive, uma melhora ainda maior, de 6,8 pontos. Relativamente à média histórica, entretanto, o valor está 8,6 pontos abaixo.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.