Compradora da Lubnor promete ações para comunidades do entorno da refinaria
O objetivo é que os projetos comecem a ser colocados em prática logo após a aquisição da refinaria pela empresa
A Grepar, que está em processo de aquisição da refinaria Lubnor, tem se reunido com líderes de comunidades do entorno da indústria, na área do Mucuripe, em Fortaleza. O objetivo é ouvir as demandas e sugestões de melhorias para a região.
O último encontro aconteceu nesta semana, na Associação Arte Costura, no bairro Cais do Porto. Conforme a empresa, um dos compromissos é trabalhar um plano de responsabilidade social com a população das adjacências da refinaria.
Veja também
Aquisição aprovada pelo Cade
A Grepar tem contrato assinado para a compra da Lubnor com a Petrobras. A aquisição da refinaria foi aprovada sem restrição no último mês de dezembro pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e agora aguarda a revisão no Conselho do Tribunal do órgão.
Segundo o consultor executivo da Grepar, Eduardo Bellaguarda, estão previstas para os próximos meses novas reuniões com os moradores.
Para a coordenadora da Associação Arte Costura, Edineusa dos Reis, a falta de ações sociais e oportunidades de emprego é um dos principais problemas vivenciados pelos moradores.
Os bairros dessa região são bem problemáticos quanto à questão da vulnerabilidade social. Nós estamos precisando muito de apoio em projetos sociais e com essa vinda da Grepar a gente espera que isso possa contribuir com a vida de dezenas de pessoas da nossa comunidade"
Conforme o líder comunitário Francisco Carlos da Silva, os moradores em todas as comunidades do entorno da Lubnor têm grandes dificuldades com falta de emprego e renda. "Precisamos de emprego, capacitação e trabalhos sociais que ajudem a todos os moradores", afirma Carlão, como é conhecido pelos moradores nas comunidades.
Dentro do plano de ESG da empresa, está previsto desenvolver ações integradas com a população em três áreas: qualificação profissional, esporte e artes.