Companhia aérea irá multar passageiros ‘indisciplinados’ em mais de R$ 3 mil
Empresa irlandesa Ryanair anunciou nova medida punitiva nesta semana

Passageiros que tiverem “comportamento indisciplinado” a ponto de precisarem ser retirados de uma aeronave passarão a ser multados em 500 euros — o equivalente a R$ 3,2 mil — em viagens da companhia aérea irlandesa Ryanair.
Em comunicado, a empresa afirmou estar “comprometida em lidar com o comportamento indisciplinado para o benefício de seus passageiros e tripulação”.
A nota informa que ela “continuará a processar os passageiros desordeiros por danos civis” e que, a partir de agora, eles também serão multados.
Veja também
O texto reconhece que situações do tipo são “eventos isolados”, mas também aponta o extrapolamento de eventuais passageiros como “inaceitável”.
“Esperamos que nossa abordagem proativa funcione como um impedimento para eliminar esse comportamento a bordo de nossas aeronaves", afirma. As informações são da Deutsche Welle.
Histórico de indisciplinas
A decisão da Ryanair, que é a companhia aérea europeia com maior número de passageiros, vem após situações de indisciplina envolvendo o consumo de álcool por passageiros.
Em uma delas, a empresa alegou ter perdido 15,3 mil euros por conta de um “passageiro desordeiro” em um voo que iria de Dublin para Lanzarote, nas Ilhas Canárias, na Espanha.
O comportamento do cliente fez com que o avião precisasse ser desviado para Porto, em Portugal, para ele ser preso. Pela mudança de rota, o restante dos passageiros tiveram que receber acomodação e refeições por parte da empresa.
Junto desses gastos, a Ryanair também alegou custo com combustível e tripulação, chegando a entrar com um processo civil contra o desordeiro.
Além disso, a empresa chegou a demandar a limitação de venda de bebidas alcóolicas para passageiros em aeroportos à União Europeia.