Como valorizar o seu imóvel na hora da venda; veja dicas

Quem quer comprar ou vender pode se beneficiar ao saber de alguns pontos que podem mudar o valor do bem para baixo ou para cima

Escrito por Heloisa Vasconcelos , heloisa.vasconcelos@svm.com.br
mão segurando chave com chaveiro em formato de casa
Legenda: Quem quer vender pode utilizar algumas dicas para ganhar mais dinheiro
Foto: Shutterstock

A busca por locais mais adequados a novos estilos de vida na pandemia e a taxa de juros em mínima histórica no ano passado geraram um aquecimento no mercado imobiliário como um todo, puxando os preços para cima. 

Conhecer fatores que podem valorizar um imóvel pode ser um passo útil tanto para quem quer comprar como para quem quer vender. Para além da localização, outros aspectos pesam na hora da precificação do bem. 

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Quem quer comprar deve realizar uma boa pesquisa para conseguir pechinchar com base em outros imóveis parecidos. E quem quer vender deve se atentar a algumas dicas para conseguir passar para o preço o máximo do potencial da propriedade. 

Localização 

O CEO da startup de crédito imobiliário Credihome, Bruno Gama, explica que a localização é o primeiro fator que tem potencial de valorizar ou desvalorizar um imóvel. Um apartamento velho pode acabar sendo mais caro que outro apartamento novo e bem acabado a depender de onde ele está localizado.  

Localização reflete questões de infraestrutura que são valorizadas pelos clientes, como mercado, farmácia, escola, hospital, comércio, além da segurança de onde o imóvel está. Antes se valorizava muito unidade próxima a shopping center, agora tem maior valorização de imóveis próximos a zonas de lazer como praças e parques
Bruno Gama
CEO da Credihome

Ele acrescenta que, devido à necessidade de home office, regiões que contam com internet fibra ótica, inclusive, têm se tornado mais valorizadas. A localização de um prédio pode também contribuir com outro fator que pode impactar bastante a valorização: a vista. 

Características do imóvel 

As características do imóvel em si vêm logo em seguida, incluindo pontos como a distribuição dos espaços na planta, conservação e mesmo a posição em que o local se encontra em relação ao sol. “No Sul e Sudeste o sol pode valorizar. No Nordeste, pode desvalorizar por deixar o apartamento muito quente”, diz Bruno. 

O professor dos MBAs da FGV e especialista em mercado imobiliário, Pedro Cunha, aponta que é aí que o proprietário de um imóvel consegue valorizar mais o seu bem – afinal, não há como mudá-lo de lugar para uma melhor localização. 

“Quanto mais responsabilidade você coloca para o comprador, (para melhorar o imóvel) você vai ser depreciado em dobro. Se você gastar 10 mil em pintura porque ele está precisando, você vai ganhar pelo menos 20 mil por isso”, diz. 

Para ele, o imóvel se torna mais valorizado na medida em que se diferencia de outros da região. Pedro afirma que quem quer ganhar mais na venda deve se encarregar pessoalmente dessa diferenciação, não deixando o trabalho para a corretora. 

O proprietário tem que saber preencher uma frase: ‘o meu imóvel, no prédio onde eu vendo, é o único que...’. O imóvel ganha valor à medida que ele se torna diferente dos outros e se perde valor à medida que ele se torna comum ou ordinário. Não ache que você não vai ser comparado, o corretor vai mostrar outros locais porque ele não tem exclusividade
Pedro Cunha
professor dos MBAs da FGV e especialista em mercado imobiliário

Dicas para quem quer vender 

  • O proprietário deve conhecer os pontos positivos e negativos do apartamento ou casa e realizar a venda para o corretor em primeiro lugar. Se o corretor não ver o imóvel como uma oportunidade, não dará prioridade. 

  • Coloque a propriedade à venda em apenas uma imobiliária escolhida a dedo. Espalhar fotos em diversas imobiliárias pode ter um efeito contrário na valorização, abrindo espaço para barganha. 

  • Tenha fotos em boa qualidade do imóvel. Uma dica é tirar fotos logo após de uma reforma ou arrumação na casa, mesmo se não haver planos de venda no momento. Essa galeria da propriedade em seu “melhor momento” ajudará na hora da venda no futuro. 

  • Coloque no anúncio uma foto da fachada do prédio e, se disponível, também a planta do imóvel. 

  • Retire excesso de móveis ou bagunça antes da visita de um possível comprador. No momento da visita, tente minimizar pontos que podem ser negativos. 

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