HISTÓRICO: Ceará está de volta à Série A do Brasileirão

Vovô empatou com o Guarani fora de casa e subiu para a primeira divisão

Escrito por
(Atualizado às 21:20)
Legenda: O Ceará conquistou o acesso para a Série A com um empate contra o Guarani
Foto: SAMUEL CONRADO / SVM

O Ceará está de volta à Série A do Brasileirão, a primeira divisão do Campeonato Brasileiro! O Vovô empatou em 0 a 0 com o Guarani na noite deste domingo (24), no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), em jogo válido pela 38ª rodada da Série B do Brasileirão 2024.

Uma combinação de resultados ajudou o Ceará a confirmar a sua vaga na Série A 2025. Com o empate do Ceará com o Guarani e a vitória do Goiás sobre o Novorizontino por 1 a 0, Ceará e Novorizontino ficaram empatados com 64 pontos, mas o Vovô ficou à frente no número de vitórias.

Ao final das 38 rodadas da Série B do Brasileirão 2024, conquistaram o acesso: Santos, em primeiro lugar, Mirassol, na vice-liderança, Sport, em terceiro lugar, e Ceará, na quarta colocação. O Novorizontino, que tinha chances de acesso, ficou em quinto lugar.

Dentro de campo, o Ceará teve um jogo difícil e não conseguiu balançar as redes. O Guarani fez um jogo equilibrado e trouxe dificuldades ao Vovô. O Ceará ainda teve um gol anulado no segundo tempo, marcado por Talisson, que estava impedido.

PRIMEIRO TEMPO

O primeiro tempo começou com baixa intensidade. As condições ruins do gramado do estádio Brinco de Ouro dificultavam o desenvolvimento das jogadas, o que atrapalhou o Ceará e suas tentativas de partir para o ataque.

Apesar disso, foi o Vovô quem tomou a iniciativa e passou a pressionar o Guarani. A primeira finalização aconteceu aos oito minutos, e a partir disso o Ceará cresceu no jogo. Aos nove, com Aylon, e aos 11, com David Ricardo, conseguiu criar as melhores chances.

A partir dos 15 minutos, o Guarani começou a se lançar mais ao ataque, criando inclusive uma chance clara de gol em uma jogada ensaiada na cobrança de falta. O Ceará tinha mais posse, mas tinha pouca intensidade e errava muitos passos no ataque.

A melhor chance do Ceará aconteceu aos 41 minutos, após cabeçada de Aylon. O defensor do Guarani conseguiu tirar a bola em cima da linha. O jogo foi para o intervalo empatado em 0 a 0, com um primeiro tempo ruim do Ceará, de pouca intensidade.

SEGUNDO TEMPO

O Ceará voltou melhor do intervalo e teve um bom desempenho no início do segundo tempo, tentando pressionar mais a defesa do Guarani. O Vovô adiantou as linhas e pressionou a saída de bola do time paulista.

Mesmo tendo mais posse de bola e tentando pressionar o Guarani, o Ceará não conseguia criar grandes chances de gol. O Guarani passou a se lançar mais ao ataque, mas também não levava perigo ao gol defendido por Bruno Ferreira.

Na reta final do segundo tempo, Léo Condé fez mudanças e lançou o seu time ao ataque, em uma tentativa final de pressão. O jogo passou a ter um domínio quase absoluto do Ceará, mas ainda assim sem conseguir balançar as redes.

Aos 35 minutos, o Ceará conseguiu marcar um gol, com Talisson, mas o lance foi anulado, por conta da posição de impedimento do atacante. O jogo terminou com o empate em 0 a 0 persistindo no placar, e o Vozão subindo à Série A na quarta colocação, com 64 pontos.

VEJA COMO FOI O TEMPO REAL

FICHA TÉCNICA | GUARANI X CEARÁ

Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas-SP

Data: 24/11/24 (domingo)

Horário: 18h30 (Horário de Brasília)

Árbitro: Paulo César Zanovelli da Silva - FIFA (MG)

Assistente 1: Guilherme Dias Camilo - FIFA (MG)

Assistente 2: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)

Quarto Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Árbitra de vídeo (VAR): Rodrigo Nunes de Sá - FIFA (RJ)

AVAR: Diogo Carvalho Silva (RJ)

 
Assuntos Relacionados