Pix agendado pode ser cancelado? Saiba o que é e como funciona a nova modalidade

O fornecimento do serviço passou a ser obrigatório para todas as instituições financeiras

A nova modalidade do Pix que permite o agendamento de pagamentos de forma recorrente já está valendo. Com o "Pix Agendado Recorrente", os usuários podem definir valores e datas para automatizar pagamentos mensais, como aluguel.

O agendamento do Pix já era permitido pelo Banco Central do Brasil (BC) de forma facultativa. Agora, o fornecimento do serviço passa a ser obrigatório para todas as instituições financeiras.

COMO AGENDAR O PIX

O Pix pode ser agendado pelo próprio usuário pagador, que deve fornecer as informações de pagamento ao cadastrar a recorrência. O processo de agendamento pode variar de acordo com a instituição financeira, mas normalmente segue os seguintes passos:

  1. Acesse o aplicativo do seu banco;
  2. Selecione a área Pix;
  3. Busque pela opção de Pix Agendado ou somente pela opção de "Transferir com Pix";
  4. Insira a chave PIx do destinatário e cheque as informações;
  5. Defina os valores e as datas para o pagamento;
  6. Verifique se todos os dados estão corretos antes de confirmar o agendamento.

Diferença para o PIX Automático

Outra modalidade que deve ser lançada é o Pix Automático, previsto pelo Banco Central para 16 de junho de 2025. As duas opções irão funcionar de maneiras distintas.

O Pix Automático será usado para cobranças recorrentes, mas apenas para pagamentos vinculados a CNPJs, como contas de água e luz, mensalidades escolares, e parcelamento de empréstimos. Ou seja, a própria empresa irá fornecerá os dados para a cobrança recorrente e o cliente precisará autorizar os pagamentos pelo celular ou computador.