Anvisa proíbe venda de mais duas marcas de azeite no Brasil

Produtos foram retirados do mercado após irregularidades com a empresa responsável pela embalagem

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
Imagem de azeitonas e azeite em tigela branca com garrafa de azeite em fundo escuro
Legenda: Produtos da Almazara e Escarpas das Oliveiras foram retirados do mercado
Foto: Shutterstock/Irina Shatilova

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta quinta-feira (22), a comercialização, distribuição, fabricação e propaganda de mais duas marcas de azeite: Almazara e Escarpas das Oliveiras. A medida foi publicada no Diário Oficial da União e representa a segunda proibição da semana.

A decisão ocorreu após denúncia do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e ação fiscalizatória da Anvisa. Segundo o órgão, a embaladora responsável pelos produtos, a empresa Oriente Mercantil Importação e Exportação LTD (Super Mercado Oriente), teve seu CNPJ extinto em novembro de 2023.

Veja também

Outras marcas também foram vetadas

Na última terça-feira (20), outras duas marcas de azeite, Quintas D’Oliveira e Alonso, também foram proibidas de circular no país. Ambas informavam, em seus rótulos, que a embaladora seria a empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda. — 00.808.890/0001-04, que, segundo consulta à Receita Federal, não possui CNPJ ativo.

Esses produtos já estavam com a comercialização suspensa desde outubro de 2024, após testes realizados pelo Mapa detectarem a presença de outros óleos vegetais na composição, configurando fraude. 

Na ocasião, o Ministério alertou que a adulteração poderia comprometer a qualidade dos azeites e oferecer riscos à saúde dos consumidores, devido à falta de informações sobre a procedência dos óleos utilizados.

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias.