Seu azeite está na mira da Anvisa? Agência proíbe venda de duas marcas; saiba quais são

Produtos já haviam sido denunciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no ano passado

Escrito por
Carol Melo carolina.melo@svm.com.br
Imagem mostra vidro de azeite sem rótulo sendo segurado por mão sobre fundo com prateleiras de supermercado com diversos vidros de azeite, ilustrando proibição da venda de duas marcas de azeite pela Anvisa
Legenda: Pasta federal identificou a presença de outros óleos vegetais na composição dos itens, indicando fraude
Foto: Lado/Shutterstock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (20), a venda e a fabricação de duas marcas de azeite de oliva no Brasil: Quintas D’Oliveira e Alonso.

A comercialização dos itens dos empreendimentos já havia sido suspensa, em outubro do ano passado, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), junto a outras 10 marcas, após testes detectarem a presença de outros óleos vegetais na composição dos itens, indicando fraude.

Na época, o órgão alertou que a contaminação dos azeites poderia comprometer a qualidade e oferecer risco à saúde dos consumidores, devido à falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados. 

"Consumidores que adquiriram essas marcas devem interromper o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Já as denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra", recomendou no período. 

Veja também

O que motivou a medida da Anvisa

Na decisão, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, a Anvisa informou que a proibição da venda e da fabricação dos azeites Quintas D’Oliveira e Alonso considera a denúncia de origem desconhecida ou ignorada feita pelo Mapa em 2024.

Além disso, a agência destacou que ambas as marcas apresentam nas suas rotulagens, como embaladora, a empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda. — 00.808.890/0001-04, que possui CNPJ inexistente na base de dados da Receita Federal. 

>> Acesse nosso canal no Whatsapp e fique por dentro das principais notícias. 

Assuntos Relacionados