Foto: Pixel-Shot/Shutterstock
Aliado da rotina, saiba se o eletrodoméstico pode ser nocivo e causar doenças.
Não. Tanto a Ciência quanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmam que o micro-ondas é seguro para uso doméstico e não traz maléficos, se for usado seguindo as recomendações dos fabricantes.
Alguns nutrientes se decompõem quando expostos ao calor, seja no micro-ondas ou no forno. No entanto, estudos indicam que o eletrodoméstico apresenta um melhor desempenho ao preparar legumes, retendo mais nutrientes, do que os métodos de ferver ou cozinhar no vapor.
Apesar de usar radiação não ionizante para aquecer alimentos, não há evidências de que o dispositivo pode elevar o risco para câncer. Porém, é importante destacar que comidas ultraprocessadas, frequentemente aquecidas nele, podem conter ingredientes que aumentam as chances para a doença.
Depende. Alguns estudos afirmam que plásticos sinalizados como próprios para micro-ondas podem ser usados nele. Já o Ministério da Saúde não recomenda aquecer recipientes de plásticos, pois eles podem liberar substâncias nocivas quando expostos ao calor, e defende o uso de vasilhas de vidro ou de porcelana resistentes ao aquecimento.
Estudos não indicam o uso do dispositivo para cozinhar alimentos, somente para reaquecê-los. Por atingir altas temperaturas e aquecer irregularmente a comida, o dispositivo pode trazer riscos potenciais quando usado para cozer preparações.
Segundo o Inmetro, não se deve ligar o forno micro-ondas se ele estiver vazio, nem o utilizar para secar roupas ou guardar utensílios. Também não é recomendado usar o dispositivo se a dobradiça, o trinco ou a vedação da porta estiverem danificados.
Alimentos com pele, casca ou membrana, como tomate, batata, salsicha e pimentão, devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao forno, pois podem explodir. Também correm esse risco as embalagens totalmente fechadas.
Atenção! No aquecimento de líquidos, é possível ocorrer o fenômeno da erupção retardada, ou seja, alguns segundos após o término da operação, o líquido pode entrar em ebulição, em função do choque térmico, espirrar e causar queimaduras.
Não utilize recipientes metálicos, nem com detalhes em metal, pois o material pode causar faíscas. Por fim, sempre leia as recomendações de uso do fabricante do seu eletrodoméstico.