Foto: Beto Chagas/Shutterstock
Receita é diet e pode ser consumida pelo público fitness ou diabético.
Trazida do continente africano durante a colonização, a receita original da cocada leva somente três ingredientes: coco, açúcar e água.
A receita clássica não é a melhor opção para quem deseja reduzir ou não pode consumir açúcar. Porém, como explica a nutricionista Jamile Sarmento, é possível transformar o prato numa versão diet ao trocar o ingrediente por adoçante.
Ideal para comer sem culpa, a receita rende 12 porções de 25 gramas, cada uma com 70 quilocalorias. A seguir, aprenda o passo a passo, conforme a especialista.
2 xícaras de coco fresco ralado ou seco sem açúcar; ½ xícara de leite de coco light; ½ xícara de água; ½ xícara de adoçante culinário (xilitol ou eritritol); 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).
Numa panela antiaderente, misture o coco, o leite de coco e a água, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Em seguida, acrescente o adoçante e continue mexendo até a mistura desgrudar do fundo da panela.
Transfira a cocada para uma forma untada, alise bem e deixe esfriar. Corte em quadradinhos e sirva, ou armazene num pote fechado, em temperatura ambiente, por até dois dias, ou na geladeira, por sete dias.
A nutricionista afirma que o melhor momento para consumir a cocada fit é após refeições principais (almoço ou jantar). Se preferir como lanche, o ideal é combiná-la com uma fonte de gordura ou proteína, como castanhas, chia ou iogurte natural, reduzindo, assim, a velocidade de absorção dos carboidratos.
Acesse nosso canal de Culinária.