Enem 2020: prova de Biologia surpreende neste ano, diz professor

Entre as matérias de Ciências da Natureza, esta edição contou com duas questões de conteúdo inédito; de forma geral, o Exame seguiu o padrão de anos anteriores

Legenda: Alunos chegaram para participar do Enem logo após a abertura dos portões na Uece
Foto: José Leomar

No segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu no último domingo (24), a prova de Biologia chamou a atenção dos professores no Ceará. Entre as três matérias contempladas em Ciências da Natureza, a edição mais recente trouxe duas questões com conteúdo inédito e alto nível de complexidade, conforme descreve Ademar Celedônio, diretor de Ensino e Inovações Educacionais da Plataforma de Educação SAS. 

Leia mais

“Ela estava num ponto de vista de interpretação. Então o aluno precisava ir e voltar várias vezes na questão pra poder, de fato, marcar corretamente o gabarito. Com o tempo curto, isso pode ser mais trabalhoso”, avalia. 

Segundo o diretor, uma das questões tratava sobre o sistema de grupos sanguíneos ABO, e outra abordava tipos de tratamento para o câncer. “Isso chama muito a atenção, porque é uma questão ‘fora da curva’, digamos. Mas a prova de Biologia como um todo estava mais difícil do que as médias anteriores”, explica. 

Química mais fácil

Já na prova de Química, a edição de 2020 foi considerada mais fácil em comparação aos anos anteriores. A prova de Física trouxe um conteúdo equilibrado, similar ao observado nas últimas provas. 

“Se eu fizer um paralelo, vendo que uma estava acima, outra no meio e outra abaixo, a prova como um todo não surpreendeu. Mas entre as três áreas, tiveram alguns níveis de complexidade que chamaram a atenção”, diz Ademar Celedônio. 

Matemática 'bem distribuída'

Entre os assuntos esperados, a prova de Matemática foi avaliada como “bem distribuída”. O diretor pontua que, pela primeira vez, foi cobrada uma questão de inequação modular.

“Não era difícil, mas surpreendeu. Pela quarta vez consecutiva, caíram questões de logaritmos. Isso não era comum, e vem se tornando recorrente nos últimos anos. Isso chama a atenção, porque agora esperamos que caia na edição do Enem de 2021”. 

A prova também contemplou assuntos como probabilidade, porcentagem, média e geometria. Do total de 45 questões, 14 tinham ligação direta com interpretação de dados em gráficos ou tabelas. Segundo Celedônio, esse tipo de conteúdo também vem aparecendo no Exame de forma mais expressiva. 

 

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab

Assuntos Relacionados