Após ser barrado no 1° dia, aluno emite documento “às pressas” para participar do Enem 2020

Estudante do 2° ano do Ensino Médio, Renan Vila Nova não esteve na primeira etapa do exame porque não portava identidade.

Renan local de prova
Legenda: Na primeira etapa, realizada no domingo passado (17), Renan levou apenas carteira de estudante
Foto: José Leomar

O estudante Renan Vila Nova, de 15 anos, precisou contar com a sorte para participar do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Fortaleza. Ele, que foi impedido de entrar no primeiro dia de aplicação por estar sem a identificação necessária, conseguiu providenciar o documento compatível a tempo do processo deste domingo (24).

“Domingo passado não fiz prova. Trouxe a carteira de estudante, não tinha a identidade”, relembra Renan, que compareceu ao local de aplicação, na Universidade Estadual do Ceará (Uece), com a mãe. “A gente fez essa semana às pressas para fazer a segunda prova”, explica.

Aluno do 2° ano do Ensino Médio, Renan insistiu em participar do Exame para ganhar experiência. “Ter uma noção de como é na sala de aula”, explica o candidato, que complementa: “chegar no terceiro ano e saber as nuances da prova”. Apesar da carreira profissional ainda não estar definida, o jovem já elenca possíveis candidatas. “Tenho certeza que será da área de ciências da natureza, gosto bastante de física. Mas a área de saúde eu também tenho muito interesse, como nutrição ou até mesmo medicina”, confessa.

Renan com mãe
Legenda: Com apenas 15 anos, o candidato esteve acompanhado da mãe
Foto: José Leomar

Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece desde o último domingo (17), tem como locais de prova 715 escolas de 115 municípios do Ceará. São apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. 

Conforme balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ceará teve 48% de abstenções na prova do primeiro domingo (17) do Enem 2020, ou seja, um total de 154.545 inscritos não compareceram. 

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Quero receber conteúdos exclusivos do EducaLab