Portões são abertos com antecedência para a entrada de candidatos do Enem 2020

Abertura antecipada busca evitar aglomerações nos locais de prova, conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Legenda: Com previsão de início às 13h30 e término às 18h30, a prova deste domingo exige dos inscritos conhecimentos em Matemática e Ciências da Natureza
Foto: José Leomar

No 2º dia de aplicação do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), neste domingo (24), os portões da Universidade Estadual do Ceará (UECE) foram abertos com antecedência para a realização do vestibular, por volta de 11h08, liberando a entrada dos aplicantes. Nos outros locais de prova de Fortaleza, a abertura ocorreu às 11h30min e o fechamento será 13 horas. Ao todo, os candidatos terão cinco horas para resolver as questões, divididas em matemática e ciências da natureza.

Em meio a pandemia, foi permitida a abertura meia hora mais cedo para o acesso dos estudantes às salas a fim de evitar aglomerações e reduzir chances de contágio da Covid-19, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No caso dos candidatos que apresentaram sintomas de Covid-19 ou outra doença infectocontagiosa foi orientado que não fossem aos locais de prova. Esses estudantes devem solicitar a participação na reaplicação das provas, marcadas para os dias 23 e 24 de fevereiro.

Veja também

Regras para prevenir Covid-19

Os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara para acessar os locais de prova. Em sala, devem permanecer com o item de proteção, cobrindo nariz e boca, e só tirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. Lembrar ainda de, na retirada, não tocar na parte frontal da máscara e, depois, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo fiscal que aplica a prova.

Quem estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Portar Cartão de Confirmação é recomendado

É recomendado também que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. 

Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho.