Enem 2020: candidato de Fortaleza chega ao local de prova com 3h30 de antecedência

Segundo dia de exame acontece a partir das 13h30, neste domingo (24)

Legenda: Medo de chegar ao local de prova com atraso fez Denis Emanuel, 23 anos, sair de casa com antecedência
Foto: José Leomar

Apesar de os portões dos locais de prova do segundo dia de Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) só serem fechados às 13h deste domingo (24), o estudante Denis Emanuel, 23 anos, chegou ao campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), onde fará o exame, às 9h30, com 3h30 de antecedência. Saindo de casa, no bairro Maraponga, o candidato foi o primeiro a chegar à unidade, cuja entrada deve ser liberada às 11h30. 

Para não correr o risco de perder o ônibus e se atrasar, decidiu sair cedo. Além disso, a chegada antecipada também o ajuda a se concentrar. Durante o ano passado, acompanhou materiais preparatórios pelo celular e computador. Apesar de ser formado na área de Turismo, deseja ingressar no curso de Ciências da Computação, na Universidade Federal do Ceará (UFC).

Legenda: Segunda candidata a chegar na Uece também relata medo de atraso
Foto: José Leomar

Segunda estudante a chegar na Uece, a jovem Joana D’arc da Silva da Cruz, 22 anos, também saiu de sua casa com antecedência, no bairro Messejana, para evitar um possível atraso. Para o 2º dia de prova do Enem 2020, neste domingo, espera conseguir uma boa nota que garanta a entrada no curso de Biologia ou de Recursos Humanos em uma instituição pública. 

“Consegui me preparar bem, mas por conta de assuntos pessoais, na reta final não consegui me estabilizar, mas deu para me preparar sim”, compartilha. 

Durante o primeiro dia do Enem, a candidata relata ter gostado da prova. Agora, ela espera que o sentimento continue no segundo dia. 

Enem no Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece desde o último domingo (17), tem como locais de prova 715 escolas de 115 municípios do Ceará. São apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. 

Ao todo, o Ceará contabiliza 322.581 candidatos confirmados na edição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), organizador da prova. O perfil predominante de candidatos ao Ensino Superior no Estado é de mulheres (55,8%), pessoas pardas (65,8%), com o Ensino Médio concluído (51,5%) e na faixa etária entre 16 e 20 anos (57%).  

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.