Enem 2020: candidata realiza a prova pela 13ª vez e sonha em cursar Medicina

Apesar de nem sempre ter sido seu foco, hoje a candidata deseja cursar Medicina em uma instituição pública para posteriormente atuar no projeto Médicos sem Fronteiras

Legenda: Durante a pandemia, Andréia começou a acompanhar aulas remotas de Socorrista, após trancar curso de Logística
Foto: José Leomar

A candidata deste Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio), Andréia Lucas, 41 anos, realiza o vestibular anualmente desde 2009 e, neste domingo (24), espera conseguir uma boa nota para garantir uma vaga em Medicina. “Eu sempre tentei, não desisto de forma alguma”, aponta. Apesar das várias tentativas no exame, nem sempre carregou o sonho de ser médica, tendo definido a meta após o tempo de ponderação e experiência em outras áreas. 

“Eu vinha sem saber o que eu queria, ao longo do tempo vim organizando as ideias”, explica. Andréia chegou a estudar Logística, mas optou por trancar devido à pandemia. Posteriormente entrou em um curso de Socorristas, acompanhando as aulas de forma remota. Agora, com a expectativa de conseguir cursar Medicina, a aplicante do exame tem revisado o conteúdo do 2º dia de prova desde às 6h da manhã. 

“Revisar um pouco, abrir mais a cabeça, para quando chegar na sala de aula, não ficar tão assustada, ansiosa. Não quero dizer que cheguei em cima da hora, com aquela ansiedade dos portões fechados”, compartilha. 

No último domingo (17), a prova exigia dos inscritos conhecimentos em Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, e Redação. Na perspectiva de Andréia, as questões foram “boas, não tive nenhuma supresa”, acrescenta. Nesse percurso, da mesma forma que estimulou a filha de 22 anos a realizar o Enem, hoje cursando administração, também recebe apoio para seguir o seu sonho

Veja também

Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece desde o último domingo (17), tem como locais de prova 715 escolas de 115 municípios do Ceará. São apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. 

Conforme balanço divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Ceará teve 48% de abstenções na prova do primeiro domingo (17) do Enem 2020, ou seja, um total de 154.545 inscritos não compareceram. 

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.