Locais de prova do Enem 2020 no interior registram pouca movimentação de candidatos

Com distanciamento social e uso de máscara, estudantes seguem medidas do decreto de prevenção ao novo coronavírus

Legenda: No IFCE Sobral, candidatas chegam ao local de prova respeitando o isolamento e utilizando a máscara para evitar contágio do novo coronavírus
Foto: SVM

Municípios do interior apresentam baixo fluxo de candidatos durante o 2º dia de prova do Enem 2020. Em Juazeiro do Norte, a cerca de 508 km da capital, os portões foram abertos às 11h15, apresentando movimentação tranquila na frente dos locais de prova. Conforme o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o município concentra 14.068 candidatos inscritos na modalidade impressa do Enem 2020. 

Da mesma forma, em Sobral, com aproximadamente 232 km de distância de Fortaleza, também foi registrada pouca movimentação na maioria dos locais de prova. Candidatos têm contado também com o suporte de ônibus que está realizando o traslado de alunos de outras cidades até o local, como os municípios de Alcântaras e Meruoca. No Instituto Federal do Ceará (IFCE) do município, os portões foram abertos cerca das 11h20.

Já em Iguatu, localizada entre Fortaleza e Juazeiro do Norte, o fluxo de estudantes também foi reduzido nos momentos que antecederam as aberturas dos portões. No caso da estudante Mirele Barros de Souza, 16, do município de Catarina, foi preciso viajar até Iguatu para poder realizar a prova. Com o sonho de cursar direito, espera garantir um bom resultado. 

“Domingo passado foi um pouco extenso, foi minha primeira vez. A prova foi bem complexa em geral. Acho que me saí muito bem. Para essa prova espero me sair como fui na outra”, finaliza.

Veja também

Ceará

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece desde o último domingo (17), tem como locais de prova 715 escolas de 115 municípios do Ceará. São apenas quatro unidades de ensino a mais que aplicarão as provas em relação à edição anterior, com 711 locais. 

Conforme balanço divulgado pelo Inep, o Ceará teve 48% de abstenções na prova do primeiro domingo (17) do Enem 2020, ou seja, um total de 154.545 inscritos não compareceram

Prevenção

Durante a realização da prova, seja no local de entrada ou na sala de aula, os candidatos ao Enem devem, obrigatoriamente, usar máscara, com o item de proteção cobrindo o nariz e a boca. Só será possível retirar no momento de identificação dos participantes e para comer e beber. 

Quem estiver com Covid-19 ou sintomas da doença, bem como de outras infectocontagiosas, não devem prestar o exame agora. A situação deve ser informada ao Inep. A reaplicação do exame nos casos que se enquadrarem nesse perfil será nos dias 23 e 24 de fevereiro.