Profissionais do Hospital de Messejana são homenageados com cartas de alunos de escolas públicas

O trabalho começou a ser desenvolvido em maio de 2020 como uma forma de dar continuidade ao relacionamento com os alunos mesmo à distância

Escrito por Redação , metro@svm.com.br
foto painel
Legenda: A ação, que promove o agradecimento pela atuação dos profissionais no combate à Covid-19, é uma homenagem em alusão ao Dia da Gratidão
Foto: Divulgação

O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes recebeu um painel de cartas escritas por 25 alunos do 6° ao 9° ano das Escolas Municipais Professora Fernanda Maria de Alencar Colares e Angélica Gurgel, localizadas nos bairros Lagoa Redonda e Messejana, respectivamente. A ação, que promove o agradecimento pela atuação dos profissionais no combate à Covid-19, é uma homenagem em alusão ao Dia da Gratidão, comemorado no dia 6 de janeiro.

A ideia de fazer os desenhos e as cartinhas partiu do professor de artes Eudiston Paixão. O trabalho começou a ser desenvolvido em maio de 2020 como uma forma de dar continuidade ao relacionamento com os alunos mesmo à distância. “Eu precisava primeiro saber como eles estavam, queria ver como eles sentiram o rompimento com colegas, professores e seu isolamento. Assim veio a ideia de receber deles informações, e que futuramente, proporcionasse registros reais contados por cada um”, explica Eudiston.

foto carta
Legenda: O trabalho começou a ser desenvolvido em maio de 2020 como uma forma de dar continuidade ao relacionamento com os alunos mesmo à distância
Foto: Divulgação

Inicialmente, os alunos entregariam suas cartinhas nos hospitais, o que não foi permitido pelo isolamento social. Porém, foi quando o professor foi selecionado para a simulação do capacete Elmo, que as mensagens ganharam destino certo. “Tem sido uma aprendizagem gratificante pois nesses quinze dias tenho tido contato com os profissionais que estão se dedicando de corpo e alma, na luta contra a Covid-19, e tenho ouvido como é a realidade de cada um. Mesmo acostumado e treinado a lidar com a vida e a morte, vi vários deles com os olhos lacrimejando quando entrego as cartinhas e leio algumas delas”, relata o professor.  

O Coordenador do Serviço de Educação Continuada de Enfermagem do HM, Rodrigo Tavares Dantas, que ficou responsável por receber as cartas juntamente com a sua equipe, cita a emoção dos colegas. “Eu fiquei muito emocionado e algumas pessoas da equipe chegaram a chorar, ficaram verdadeiramente emocionadas com esse gesto tão bonito, tão simbólico de reconhecimento do nosso trabalho. As cartinhas trazem um alento pra alma, um conforto para essa jornada tão longa e árdua que tem sido o combate à essa doença”, comenta o profissional. 

foto mural
Legenda: O painel de cartas está montado no hall principal da unidade e a previsão é que fique exposto até o fim do mês de janeiro
Foto: Divulgação

Para além dos benefícios para os especialistas, Rodrigo considera que a iniciativa tem importante papel para os alunos e, possivelmente, para a definição de suas carreiras. “Acho que para os alunos, é uma fonte de inspiração para que, de repente, eles queriam fazer carreira, aplicar a vida profissional em uma dessas carreiras”, comenta. 

O painel de cartas está montado no hall principal da unidade e a previsão é que fique exposto até o fim do mês de janeiro.  

Assuntos Relacionados