Prefeito divulga maquete de túnel no cruzamento das avenidas Aguanambi e Domingos Olímpio
Equipamento proporcionará redução de tempo de viagem na região, afirma prefeitura
O prefeito José Sarto divulgou, na manhã desta quinta-feira (21), a maquete eletrônica do túnel que deve ser construído no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi, em Fortaleza.
A previsão, segundo ressaltou o prefeito, é garantir mais fluidez no trânsito local, assim como proporcionar travessias mais seguras para pedestres.
"Compartilho com vocês a maquete eletrônica do túnel que vamos construir no cruzamento das avenidas Domingos Olímpio e Aguanambi. O equipamento vai proporcionar mais fluidez no trânsito do local, reduzir o tempo de viagem e facilitar travessias mais seguras para quem transita por lá", escreveu o prefeito em publicação nas redes sociais.
A construção de um túnel no cruzamento é projeto antigo do Município, como parte de corredor de transporte entre a BR-116 e a Aguanambi.
Conforme apresentado na maquete divulgada por Sarto, a obra contemplará projeto paisagístico, novos passeios, e faixa de pedestre ao nível das calçadas com sinalização tátil. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e preveem a construção de um túnel com duas faixas de tráfego por sentido.
Segundo a Seinf, o objetivo do equipamento é dar maior fluidez para os coletivos que circulam pelo corredor exclusivo de ônibus da Av. Aguanambi com destino à Av. Dom Manuel, eliminando assim o gargalo existente naquele cruzamento, que passará a ter tráfego livre, sem a existência de semáforos.
O projeto faz parte do pacote de investimentos em obras de infraestrutura da Prefeitura para 2024. A data de execução dos trabalhos não foi divulgada.
Qualidade urbanística
Além de melhorar o fluxo do transporte público, o projeto também visa proporcionar qualidade urbanística para o local, segundo destaca o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias.
"[...] dando mais espaço para os pedestres, criando áreas de arborização, áreas em que as pessoas possam caminhar, possam sentar, um projeto integrado com aquele feito na Avenida Aguanambi, com calçadas, com arborização, então é um projeto todo pensando não só do ponto de vista do transporte, mas também tendo em vista dar uma melhor qualidade urbanística para a região", disse.