Medalha Iracema é entregue em solenidade no Teatro São José; confira homenageados

A celebração de entrega da comenda é parte das comemorações do aniversário da Capital

Escrito por Redação ,
Sulivan Mota, Izolda Cela, José Sarto, Camilo Santana e Ana Estela Leite
Legenda: Izolda Cela e José Sarto subiram aos palcos com os homenageados Sulivan Mota, do Iprede, Camilo Santana, ex-governador e Ana Estela Leite, secretária de Saúde
Foto: Kiko silva/Divulgação

A solenidade de entrega da 5ª Medalha Iracema, maior comenda do Poder Executivo Municipal, foi realizada nesta quarta-feira (13), no Teatro São José, em Fortaleza. Neste ano, os homenageados foram o ex-governador Camilo Santana, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) e os servidores da saúde.

A celebração de entrega da medalha faz parte das comemorações do aniversário da Capital, que completa, nesta quarta, 296 anos

A medalha prestigia personalidades que contribuem em sua área de atuação profissional para o desenvolvimento da Cidade. Esta é a quinta vez que a Prefeitura concede a outorga.

Presente no evento, a governadora Izolda Cela ressaltou que a medalha é "a maior honraria que Fortaleza concede". A gestora pontuou os três homenageados e classificou a entrega como "bem endereçada". 

"São três méritos para quem nós muito imediatamente reconhecemos o porquê. É um dia muito feliz", aponta Izolda. 

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, comentou o prestígio dos homenageados. "Primeiro o Iprede, a primeira infância. Segundo, os profissionais de saúde que nos ajudam a superar esse momento dificílimo e o ex-governador Camilo Santana, a quem Fortaleza deve muito", listou.

Profissionais de saúde

Os servidores da saúde de Fortaleza foram agraciados devido aos esforços no enfrentamento à Covid-19 nas três ondas na Capital. A medalha também reconheceu os médicos, enfermeiros, técnicos e outras categorias que estiveram na linha de frente no combate à doença, atendendo pacientes mesmo quando as informações ainda eram recentes e não existiam as vacinas.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Estela Leite, cada novo pico da Covid-19 teve desafios, e a medalha é uma forma de reconhecimento por todo o trabalho e empenho dos profissionais.

Camilo Santana

O ex-governador do Ceará, Camilo Santana, também recebeu a comenda. Segundo a Prefeitura, o reconhecimento a Camilo se deu pelo posicionamento do ex-gestor durante a pandemia. Entre outras ações, o Estado realizou a abertura de leitos exclusivos para a doença, com destaque para a aquisição do Hospital Leonardo da Vinci para o atendimento dos pacientes.

Camilo agradeceu ao prefeito José Sarto e ao município de Fortaleza, por quem "tem muito carinho desde que veio estudar aqui". Ele destacou os mais de 7 anos de Governo, período de diversas parcerias com a Capital. 

"Quando a gente recebe uma homenagem, aumenta nossa responsabilidade de corresponder. Onde eu estiver sempre estarei trabalhando e lutando para melhorar a vida das pessoas", comentou.

Iprede

O Instituto da Primeira Infância (Iprede) foi também homenageado em 2022. A instituição funciona como um centro de referência na produção e promoção da cultura e da arte relativos à primeira infância para a sociedade em Fortaleza.

Atualmente, o Iprede assiste 1.350 crianças com déficit de desenvolvimento e alterações do comportamento, contabilizando 950 famílias. 

"Essa comenda tem diversos significados para nós que fazemos o Iprede. É o reconhecimento por todo o trabalho que há 36 anos tem na diminuição da fome e da mortalidade infantil, para que as crianças tenham qualidade de vida no futuro. É um olhar que se faz pela necessidade de trabalhar por essas pessoas que estão abaixo da linha da pobreza", afirmou Sulivan Mota, presidente da instituição.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados