Ceará expande presença das universidades estaduais de 16 para 23 municípios

A medida faz parte da nova política de regionalização e interiorização do ensino superior público do Governo do Estado

Escrito por Carol Melo , carolina.melo@svm.com.br
Fachada da reitoria da Uece
Legenda: Além da Universidade Estadual do Ceará (Uece), o governo também ampliará a Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e a Universidade Regional do Cariri (Urca)
Foto: divulgação

A presença das universidades públicas estaduais será ampliada no Interior do Ceará de 16 municípios para 23 cidades, conforme anunciado pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (3). Segundo o governador Camilo Santana, a expansão representa um aumento de 44% das unidades das instituições de ensino superior. 

Além dos novos campi, ainda serão criados mais cursos na Universidade Estadual do Ceará (Uece), na Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e na Universidade Regional do Cariri (Urca).

Entre as novas faculdades, se destacam o lançamento de três bacharelados em Medicina, que serão instalados nos campi de Crateús, de Crato e de Quixeramobim. Nas localidades, também terão três unidades de saúde transformadas em hospitais universitários

Com a estrutura física já autorizada, o gestor estadual revelou que a previsão é que os campi e as graduações estejam funcionando a partir do segundo semestre deste ano, com exceção do curso de Medicina no Campus de Crato, que já inicia as aulas em 7 de março.    

Para suprir a demanda criada pelas novas graduações, Camilo Santana divulgou, na terça-feira (1º), o lançamento do concurso para preenchimento de 693 vagas para cargo de professor, que serão distribuídas entre as instituições de ensino superior. Inicialmente, o gestor informou que seriam 663 oportunidades, mas o número foi ampliado.  

Ao anunciar o certame, o político explicou que as medidas fazem parte da nova política de regionalização e interiorização das universidades estaduais.   

Lista de novos campi e cursos

Uece 

  • Campus Aracati: novo curso de licenciaturas em Matemática e Letras Português/Inglês   
  • Campus Canindé: novo curso de Administração de Empresa e de Pedagogia   
  • Campus Crateús: novo curso de Medicina  
  • Campus Mauriti: novo curso de Engenharia Agronômica e Ambiental   
  • Campus Quixeramobim: novo curso de Medicina  
  • Campus Tauá: novo curso de Medicina Veterinária   

Urca 

  • Campus Barbalha: novo curso de Turismo   
  • Campus Crato: novo curso de Medicina    
  • Campus Juazeiro do Norte: novo curso de Arquitetura e Urbanismo 

Uva 

  • Campus Acaraú: novos cursos de Agronomia e de Pedagogia   
  • Campus Camocim: novos cursos de Ciências Contábeis e de Engenharia de Pesca  
  • Campus São Benedito: novo curso de Agronomia  

Telegram 

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o Telegram do DN e acompanhe o que está acontecendo no Brasil e no mundo com apenas um clique: https://t.me/diario_do_nordeste

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados