NE: 60% das casas não têm internet

Proporção representa 10,5 milhões de domicílios nordestinos e é a segunda maior entre as regiões do País

Escrito por Redação ,
Legenda: Entre o último estudo, feito em 2014, e amostra atual, houve variação de apenas 1 ponto percentual no número de domicílios com acesso à rede no Brasil, de 50% para 51%
Foto: Foto: José Leomar

Fortaleza/São Paulo. A internet não está presente em 60% dos domicílios do Nordeste. A proporção representa 10,5 milhões de domicílios e é a segunda maior dentre as cinco regiões do País, ficando atrás apenas da registrada no Norte (62%). Os dados são da 11ª edição da pesquisa TIC Domicílios 2015, feita por Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), e Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.Br).

O preço é a maior barreira no acesso à internet, segundo a pesquisa. O valor do serviço foi apontado como impedimento pelos moradores de 60% dos 32,8 milhões de domicílios brasileiros que não estão conectados a rede. Entre as residências em que não há uso da internet, 30 milhões pertencem às classes C,D e E.

Variação

Entre o último estudo, feito em 2014, e amostra atual, houve variação de apenas 1 ponto percentual no número de domicílios com acesso à rede no Brasil. Eram 50% e agora são 51%, totalizando 34,1 milhões de residências. A barreira do custo é uma das razões, segundo o gerente do Cetic.Br, Alexandre Barbosa, para a qual não houve avanço significativo no uso de 2014 para 2015 (base atual). Isso significar, de acordo com ele, que a expansão no modelo atual pode ter chegado ao limite.

"Nas classes A e B nós podemos dizer que temos os mesmos índices de países europeus", acrescenta Barbosa. Nos domicílios da classe A, o índice de acesso é de 97% e nos da classe B, 82%, enquanto nos de classe C o índice fica em 49% e nos de classes D e E, 16%.

Celular

O estudo mostra que 58% da população brasileira usam a internet, o que representa 102 milhões de internautas. A proporção é 5% superior à de 2014. O telefone celular é o dispositivo usado para acesso individual da internet pela maioria dos usuários: 89%, seguido pelo computador de mesa (40%), computador portátil ou notebook (39%), tablet (19%), televisão (13%), e videogame (8%). O tipo de conexão mais usada nos celulares é o wifi, com 87% dos usuários, seguido por 3G ou 4G (72%).

LARES Conectados

Sudeste: 60%

Sul: 53%

Centro-oeste: 48%

NORDESTE: 40%

NORTE: 38%

BRASIL: 51%

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.