Unifor lança exposição com óculos de realidade virtual para apreciar a fauna e a flora
"Naza na Natureza" entra em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir de segunda-feira (5) em comemoração aos 50 anos da instituição
Jeito novo de apreciar a arte. É o que propõe a exposição "Naza na Natureza", em cartaz no Espaço Cultural Unifor a partir de segunda-feira (5). São duas formas de aproveitar o projeto: fisicamente, por meio de intervenção artística no campus da Unifor com o envelopamento de árvores a partir de algumas obras, sobretudo no entorno da Reitoria; e com óculos de realidade virtual.
Os trabalhos são assinados por Naza Mcfarren, artista plástica piauiense radicada nos Estados Unidos. Entre as temáticas presentes no acervo da pintora está a natureza, fauna e flora. Parte dessa produção, inclusive, tem como tema animais em extinção.
Na exposição no campus da Unifor – em comemoração aos 50 anos da instituição – Naza “vestirá” os troncos de 20 árvores com arte em tecido criada especialmente para elas. Uma pintura saúda o visitante ao nível dos olhos, e extensões dela continuam acima (até 5 metros de altura), abaixo e nas laterais.
Cada embalagem começa com uma foto de alta resolução de uma pintura ou arte digital. O tecido é elástico, altamente respirável e não fará mal à árvore durante os meses de instalação.
A magia do 3D
A segunda parte da empreitada envolve uma versão computadorizada da mostra em 3D, para ser visitada por pessoas de todo o mundo. A ideia está sendo desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia (DTec) da Unifor, que também está investindo em óculos 3D para os visitantes locais.
Enquanto um espectador experimenta a exibição com óculos, outras pessoas na sala poderão mergulhar em uma versão 2D em uma tela grande. A pioneira iniciativa possibilitará que qualquer exposição de arte da Unifor seja transformada em 3D para visualização online.
Nas peças de arte digitais, Naza usa pincéis virtuais. Para cada detalhe, ela escolhe o tamanho e o formato do pincel; quão úmido ou seco ela deseja que o traço seja; quanta pressão quer usar; quão transparente; quão macio, entre outros atributos.
A criadora não faz uso de nenhuma ferramenta automática, a exemplo de filtros, brilho ou sombras. De tempos em tempos, acrescenta uma ilusão de textura que, então, distorce e/ou aumenta, o que escolhe fazer naquele momento.
"Naza na Natureza", assim, é chance única de se aprofundar nessas e em outras questões na certeza de grandes saberes e encantamentos.
Serviço
Exposição “Naza na Natureza”
Em cartaz a partir de 5 de junho, às 10h, no Espaço Cultural Unifor (Av. Washington Soares, 1321 – Campus da Unifor) e árvores no entorno da Reitoria da Unifor. Visitação gratuita. Espaço Cultural Unifor - terça a sexta, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h; exposição nas árvores - segunda a sexta, das 6h às 23h, e aos sábados, das 6h às 18h