Sem previsão de reabertura, Biblioteca Estadual do Ceará terá eventos on-line e editais em abril

Com reforma concluída, equipamento aguarda controle da pandemia para reabrir ao público, depois de sete anos fechado

Escrito por Roberta Souza , roberta.souza@svm.com.br
Detalhe do espaço infantil da Biblioteca Estadual do Ceará
Legenda: Detalhe do novo espaço infantil da Biblioteca Estadual do Ceará
Foto: Felipe Abud

As portas físicas da Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) continuam cerradas para o público, mesmo com a reforma de sete anos concluída em dezembro passado. Mas, neste 13 de abril de 2021, o equipamento cultural começou a abraçar uma alternativa que muitos outros já haviam adotado diante do contexto de pandemia: a atuação on-line.

“Decidimos que não poderíamos mais esperar a abertura física pra fazer essa ação virtual, numa programação de aquecimento neste mês de abril”, disse o secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, em live de pouco mais de duas horas, na qual se abriu diálogo com a sociedade sobre os conceitos, diretrizes e linha de atuação do espaço. 

O momento contou ainda com a participação da diretora do Instituto Dragão do Mar, Rachel Gadelha, da coordenadora de Política de Livro e Leitura da Secult, Goreth Albuquerque, da diretora da Biblioteca, Enide Vidal e da gestora executiva da Biblioteca, Suzete Nunes.

Num dos textos de Jorge Luis Borges, ele diz que sempre imaginou a biblioteca como uma espécie de paraíso, e essa frase estará na placa de reinauguração. A Bece já está pronta, equipada, mas pensá-la como uma espécie de paraíso é pensar que este paraíso é algo que nunca está dado, é algo que se busca, se deseja, se constrói no percurso”, metaforizou Piúba durante a apresentação.

Espaço interno da Biblioteca Estadual do Ceará
Legenda: A reforma da Biblioteca Estadual do Ceará foi concluída em dezembro de 2020
Foto: Felipe Abud

O secretário aproveitou a oportunidade para explicar que o novo nome dado ao equipamento é mais uma estratégia de comunicação, porém a “Biblioteca Pública Estadual Governador Menezes Pimentel” seguirá com esse registro, conforme decreto de 1975. 

Programação 

No que diz respeito à atuação do equipamento, Fabiano reforçou que o programa passeará pela perspectiva cultural e educativa, sem perder de vista a conexão com os diferentes territórios da cidade. E, neste sentido, Goreth Albuquerque convidou a sociedade para uma série de diálogos em torno das limitações e das possibilidades de uma biblioteca como fundamento de cidadania. 

Todos nós adoraríamos estar lá agora, porém me pergunto se ao nos debruçarmos pra pensar sobre ela, já não estamos nela? Ou será que ela já habita em nós? Assim, na impossibilidade da experiência de habitar o espaço físico, de estar entre suas paredes, podemos nos encontrar para imaginar e elaborar outra dimensão dessa biblioteca, que conforma o seu espírito, sua personalidade, seu modo de ser e sua atuação”, pontuou.

hemeroteca da Bece
Legenda: Hemeroteca reformada da Biblioteca Estadual do Ceará
Foto: Felipe Abud

Coube à Suzete Nunes apresentar a programação virtual intitulada “Abril pra Bece”. Entre as atividades elencadas, destaque para o “Diálogos Bece”, um ciclo de encontros com representantes do setor; o “Histórias de quem lê”, com convidados que revelarão trajetórias de vida e relação afetiva com livros, escrita, palavra e literatura; o “Projeto palavras”, que trará lançamento de livros e recitais poéticos; e o Seminário “Biblioteca: lugar de cultura, memória e diversidade”, espaço de ideias, reflexão e debate.

Tércia Montenegro, Adelaide Gonçalves, Nina Rizzi, Autitha Tabajara, Xico Sá, Mailson Furtado, Sandra Petit, Socorro Acioli, Claudiana Alencar, Miguel Leocádio, Almir Mota, Rafael Limaverde, Ana K, Thales Azigon, Elisa Machado, Muriel Cruz, Glória Diógenes, Márcio Sno estão entre os nomes que compõem essa programação.

A gente se reconecta com a cidade no mundo virtual. A Bece está conosco e as pessoas estão com a Bece”, reforçou a gestora executiva.

Editais

Antes de encerrar o mês de abril, a biblioteca deve lançar ainda dois editais: um de seleção de Mediadores Sociais para compor a equipe de Coordenação de Ação Cultural e Educativa, e outro de seleção de projetos para a Programação Cultural e Educativa da Bece (julho a dezembro de 2021).

sala da Bece
Legenda: Uma das salas que servirão aos laboratórios de formação da Bece
Foto: Felipe Abud

O primeiro deve priorizar, de acordo com Fabiano Piúba, jovens com experiência em diferentes territórios, saraus e bibliotecas comunitárias. Já o segundo, cumpre um objetivo curatorial alinhado aos novos conceitos do equipamento, “sem paredes”, conectado com a cidade e com ambientes que proporcionem intensa convivência cultural e educativa.

É um espaço convidativo, alegre. Você pode apreciar o mar do setor de obras raras, ler, conversar, tomar café. Estamos apenas aguardando o momento adequado para essa reinauguração, preparando todos os protocolos de medida de segurança. Mas a biblioteca está linda e pronta para receber o público que receberá seus serviços”, concluiu a diretora Enide Vidal.

Serviço

“Abril pra Bece”. Programação disponível em breve nas redes sociais da Biblioteca Estadual do Ceará.

Instagram: @bece_biblioteca

Facebook: @bibliotecaestadualdoceara

Canal do YouTube

*O site da Bece está em produção e deve ser lançado ainda este ano para consulta on-line do acervo

Assuntos Relacionados