Pilates Day Ceará: o evento gratuito reúne adeptos da atividade, no Aterro da Praia de Iracema

Formado por mais de vinte estúdios de pilates de Fortaleza, o grupo realiza a 6ª edição do encontro na capital cearense, no sábado dia 18 de maio, a partir das 16 horas

Foto: Foto: David Motta

A programação anual que  celebra o Pilates Day, em todo o mundo, acontece no sábado (18) de maio, das 16h às 18h, no Aterro da Praia de Iracema. A 6ª edição do evento no Ceará, considerado pelos realizadores como o maior do Brasil, oferecerá aulas gratuitas para a comunidade interessada em conhecer um pouco mais sobre as diversas abordagens e benefícios da atividade, a exemplo da flexibilidade, tonificação muscular, melhora na postura, ganho de força e resistência.

Legenda: O maior foco durante uma aula de iniciantes é abordar os princípios deixados pelo criador do método, Joseph Pilates, que são; controle de centro, alongamento axial, mobilização de coluna, organização da cintura escapular e alinhamento de membros inferiores
Foto: Foto: David Motta

Conforme o fisioterapeuta e membro da organização do Pilates Day José Meudo, "os exercícios contribuem também para manter a harmonia e o equilíbrio do corpo e da mente, bem como na redução de quadros dolorosos, melhora a qualidade do sono, a coordenação motora e a consciência corporal", descreve o fisioterapeuta.

Na tarde-noite do encontro, as aulas com duração de 30 minutos acontecerão em quatro estações para atender diferentes gerações. "O público apto à prática do Pilates, vai desde crianças a idosos, gestantes e pessoas com patologias de coluna, inclusive em fase aguda de reabilitação. As contra-indicações são poucas, pois para cada caso, podemos intervir, regredindo ou alterando o exercício", destaca. Confira as quatro turmas com modalidades específicas:

Legenda: Os exercícios na bola são um desafio ao equilíbrio corporal, sendo esse um dos principais objetivos, além do ganho de amplitude muscular e articular, fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio entre o corpo e a mente
Foto: Foto: David Motta

Iniciante
Diferente do que se pensa, o fisioterapeuta diz que a atividade repleta de exercícios mirabolantes, não acontece da noite para o dia. Tudo parte de uma base para construir movimentos saúdaveis e harmônicos para que o praticante adquira controle motor, flexibilidade e consciência corporal.

Avançado
São utilizados exercícios clássicos e tradicionais desenvolvidos por Joseph Pilates com variações e grau de dificuldades mais elevados. Movimentos que exigem do praticante boa amplitude articular e controle muscular.

Foto: Foto: David Motta


Crianças

A aula poderá ser individual ou grupal, utilizando os acessórios do pilates solo (matpilates), como bolas, Magic circles, rolos, discos de rotação, meias luas ou até mesmo bosus com exercícios que, de maneira lúdica, ajudem no desenvolvimento. Se a aula for grupal, a turma deverá ser homogênea, com crianças de uma mesma faixa etária para atingir melhores resultados em seu crescimento.

Legenda: A prática do pilates na bola possibilita uma variedade de exercícios possíveis e com de graus de dificuldades, entre básico, intermediário e avançado
Foto: Foto: David Motta

Mamãe e Bebê
O objetivo é reduzir a alta porcentagem de mulheres que não realizam a prática de atividade física, por falta de informação e incentivo, tempo e ocupação no pós-parto. O pilates atua na prevenção de disfunções e na promoção de saúde, inserindo o bebê na rotina materna, fortalecendo vínculos entre mãe e filho e proporcionando estímulo sensório motor ao bebê. A atividade tem se tornado parte integral do estilo de vida de muitas mulheres.

Serviço: 
Pilates Day Ceará 
Data: 18 de maio de 2019 
Horário: 16h às 18h - gratuito 
Instagram@pilatesdayfortal

Você tem interesse em receber mais conteúdo de entretenimento?