Morre Mestre Bibi, artesão cearense responsável pela estátua de São Francisco das Chagas, em Canindé

Ele foi reconhecido Mestre da Cultura Popular Tradicional pelo Governo do Estado do Ceará em 2011

Escrito por Redação ,
Legenda: O ofício desenvolvido pelo artista envolvia produção de esculturas sacras de gesso, barro, bronze, fibra, argila e madeira; não à toa, muitas vezes era chamado de “Bibi Santeiro”
Foto: Jarbas Oliveira

Grande perda para a cultura cearense. Deoclécio Soares Diniz, conhecido como Mestre Bibi, faleceu aos 85 anos. Ele foi reconhecido Mestre da Cultura Popular Tradicional pelo Governo do Estado do Ceará em 2011. 

O ofício desenvolvido pelo artista envolvia produção de esculturas sacras de gesso, barro, bronze, fibra, argila e madeira. Não à toa, muitas vezes era chamado de “Bibi Santeiro”. A vocação vinha desde criança.

Mestre Bibi nasceu em 26 de dezembro de 1936, e era presença frequente nos Encontros Mestres do Mundo. O artesão herdou do pai, Manoel Porfírio dos Santos, o ofício de “santeiro”. Era com a ajuda de buril, faca e formão que ele transformava troncos secos de timbaúba, cedro, cerejeira e umburana em imagens sacras.

O primeiro trabalho em caráter profissional foi assinado em 1956. Trata-se de um busto do General Sampaio, feito em cimento, para o 23º BC. Desde esse período, o trabalho do Mestre foi se tornando conhecido não apenas no Ceará mas, nacionalmente. Objetos feitos pelo artesão podem ser vistos em novelas como “Rei do Gado” e “Roque Santeiro”, e em episódios das séries Brava Gente e Carga Pesada, todas da Rede Globo.

Em nota, a Secretaria da Cultura do Ceará expressou condolências à família e aos amigos. No texto, a pasta destaca que as obras de Mestre Bibi podem ser conferidas em todas as igrejas de Canindé

"Inclusive o monumento (que ele considera a obra maior) imagem de São Francisco das Chagas de Canindé, encravada no Alto do Moinho, bairro Palestina", sublinha. "A Secult se solidariza com a família, amigos e admiradores da obra e legado de Mestre Bibi. Luz e paz".